A fórmula patética do fim de mundo nas imagens do 11/09

Alan Campos Araújo

Resumo


O presente artigo visa compreender as imagens do ataque às torres gêmeas em 2001 por pressupostos teóricos que levem em consideração tanto um aspecto afetivo delas, como suas materialidades anacrônicas. Valendo-se dos estudos do teórico alemão Aby Warburg (bem como de seus comentadores – Didi-Huberman, Carlo Ginzburg, Philippe Alain-Michaud), o artigo parte do lugar de que as imagens do onze de setembro marcam o século XXI como nenhum outro grupo de imagens. Entretanto, ao redor delas, gravitam outras imagens que juntas apresentam uma cultura visual relativa a um fim de mundo. Portanto, se valendo de um método associativo imagético, o artigo investiga exemplos do cinema, da pintura e da fotografia, em relação com as imagens do 11 de setembro, no intuito de debater suas materialidades e as diversas pontes culturais e históricas que um pensamento por imagem nos permite construir.


Palavras-chave


Fim de mundo; imaginário; cultura visual; Aby Warburg; fórmula patética

Texto completo:

PDF

Referências


Chilling Images From The 9/11 Attacks That You've Probably Never Seen Before. Disponível em: < https://bit.ly/2NhYsPr< . Acesso em 25 de ago. 2018.

BOUTS, Dirk. Head of Christ. Disponível em: < https://bit.ly/2o7qNNn<. Acesso em 25 de ago. 2018.

BREDEKAMP, Horst. Teoria do Acto Icónico. Lisboa, Portugal: KKYM, 2015.

CAMPOS, Queiroz Daniela. Um saber montado: Georges Didi-Huberman a montar imagem e tempo. Aniki, Portugal, v. 4, n. 2 (2017). Disponível em: < https://bit.ly/2Dy3p4R>. Acesso em 25 de ago. 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013a.

_____________, Georges. Atlas ou a Gaia Ciência Inquieta. Lisboa, Portugal: KKYM, 2013b.

_____________, Georges. Falenas. Lisboa, Portugal: KKYM, 2015.

ELIOT, T.S. Selected Poems. London, UK: Faber & Faber, 2015.

FRIEDRICH, Caspar David. Monk by the Sea. Disponível em: < https://bit.ly/2Nm7Amg< . Acesso em 25 de ago. 2018.

GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

Godzilla. [Filme]. Direção de Gareth Edwards, produção de Thomas Tull, Jon Jashni, Mary Parent, Brian Rogers. EUA, 2014. 123 min. Color. Son.

Hindenburg disaster. Murray Becker. Disponível em: < https://bit.ly/2bZ5AAe< . Acesso em 25 de ago. 2018.

Independence Day. [Filme]. Direção de Roland Emmerich, produção de Dean Devlin. EUA, 1996. 145 min. Color. Son.

John Martin: Painter of the Apocalypse. Disponível em: < https://bit.ly/2OZDxAU< . Acesso em 25 de ago. 2018.

LEFEBVRE, Martin (org). Landscape and Film. New York: Routledge, 2006.

Lições da Escuridão. [Filme]. Direção de Werner Herzog, produção de Paul Berriff, Werner Herzog, Lucki Stipetić. Alemanha, França, Reino Unido, 1992. 50 min. Color. Son.

Lord Kitchener Propaganda Poster. Disponível em: < https://bit.ly/2zHhk2S <. Acesso em 25 de ago. 2018.

MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. 1 ed. Rio de Janeiro: Contraponto Editora Ltda, 2013.

NATALI, Maurizia. “The course of the empire: sublime landscapes in the american cinema”. 2006. In: LEFEBVRE, Martin (org). Landscape and Film. New York: Routledge, 2006, 4, p. 91 – 124.

O Dia Depois de Amanhã. [Filme]. Direção de Roland Emmerich, produção de Roland Emmerich e Mark Gordon. EUA, 2004. 124 min. Color. Son.

PROYMAGO 07 Didi-Huberman. Disponível em: < https://bit.ly/2wuzW6B<. Acesso em 28/08.2018.

Second plane hits second tower. Getty Images. Disponível em: < https://bit.ly/2PBNohq<. Acesso em 25 de ago. 2018.

Titanic. [Filme]. Direção de James Cameron, produção de James Cameron e Jon Landau. EUA, 1997. 195 min. Color. Son.

Visão aérea da cidade de Nova York depois dos atentados. NYPD via ABC News/AP. Disponível em: < https://bit.ly/2MA8HlS< . Acesso em 25 de ago. 2018.

WARBURG, Aby. “Durer e a Antiguidade italiana”. In: WAIZBORT, L (orgs) História de Fantasma para Gente Grande – Escritos, esboços e conferências. Leopoldo Waizbort. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v18i1.237960

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

ISSN 2175-215X

© 1996-2019 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil