Ícone

Sob a perspectiva da Comunicação, em consonância com as demais áreas das Ciências Humanas e Sociais, a proposta editorial da revista Ícone abriga temáticas e conexões interdisciplinares com o objetivo de discutir (1) problematizações de linguagem, produções e processos midiáticos e suas implicações sociopolíticas, práticas profissionais e relações de poder na Comunicação; e (2) fenômenos estéticos como marcas das produções culturais que se manifestam sobretudo através da imagem e do som

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 16, n. 2 (2018)

As imagens e a difícil arte de encontrar formas de entender o que dizem. O século 20 assistiu ao surgimento de diversas epistemologias estruturais que tentaram explicar, descrever, significar as imagens em formas de análise redutoras de sua compreensão. Entretanto, ao longo do mesmo século 20 algumas poucas tentativas epistemológicas também perceberam a capacidade irredutível da imagem, desdobrando sua problemática noutras formas de percepção e compreensão de seus sentidos. A imagem foi pensada em contiguidade com outras, as imagens passaram a apontar sentidos em constelações ou agrupamentos que fazem emergir conteúdos atemporais, como os arquétipos, ou experiências sensíveis enraizadas na história dos diversos contextos em que produziu sentido. Como falar da imagem sem reduzi-la a explicações arbitrárias?

A presente edição da revista Ícone visa conhecer exercícios do Pensamento por Imagens realizados no campo comunicacional brasileiro e internacional. Nosso objetivo com essa chamada é também descobrir autores, campos epistemológicos e conceitos que norteiam o tatear sempre ambíguo da compreensão das imagens.

Sumário

Abertura

Eduardo Duarte
PDF
157

Dossiê

Georges Didi-Huberman
PDF
161-172
Rodrigo Almeida
PDF
173-190
Jane Cleide de Sousa Maciel
PDF
191-209
Marina Feldhues
PDF
210-224
Anelise Angeli De Carli, Ana Taís Martins Portanova Barros
PDF
225-239
Catarina Amorim de Oliveira Andrade, Márcia Larangeira Jácome
PDF
240-254

Artigos Livres

Caio Santos, Angela Cristina Salgueiro Marques
PDF
255-272
Tiago Ricciardi Correa Lopes
PDF
273-284
Mariana Maciel Nepomuceno
PDF
285-303
Nicholas Andueza
PDF
304-317