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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Serão aceitos trabalhos na forma de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções, informes nas áreas de Antropologia, Sociologia e/ou Ciências Políticas:

                  

  • Serão aceitos, exclusivamente, trabalhos de estudante de qualquer curso de ciências sociais na condição de autores como graduandos/graduados/mestrandos/doutorandos e co-autores sendo orientadores (professores);
  • Trabalhos originais e inéditos, preferencialmente em português, porém, serão aceitos também trabalhos inglês, espanhol e francês;
  • A revista terá uma sessão temática e uma sessão de trabalhos avulsos, na qual só terá validade para submissão de trabalhos que se enquadrem ao perfil e linha editorial, e por fim da qualidade dos textos submetidos;
  • Só serão aceitos textos que se adequarem às regras aqui expostas. É direito e responsabilidade do Comitê Editorial recusar, rejeitar ou sugerir modificação dos trabalhos que não atendam às normas estabelecidas ou que sejam considerados inadequados aos objetivos da revista. No caso de sugestão de modificação o autor terá um prazo de 2 (duas) semanas para revisar e modificar seu trabalho, este será novamente submetido à análise;
  • Os artigos deverão ser enviados em formato compatível com Word 97-2003 (DOC ou DOCX) ou OpenOffice (PDT);
  • Prezando pela qualidade, a revista terá mínimo de 10 publicações por número, já o limite máximo será de 24 publicações por volume.

 

Formatação Geral do Documento

 

  • Página A4, Fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • Espaçamento entre linhas 1,5 pt (um e meio). Referentes às referências bibliográficas e as notas deverão apresentar 1 pt (um) de espaçamento;
  • Parágrafo com recuo de 1,25 cm;
  • Margem superior e esquerda 03 cm (três), inferior e direita 2 cm (dois);
  • Alinhamento Justificado (não devem ser usados barras, travessões, hifens, asteriscos e outros sinais gráficos na margem lateral direita do texto, que não deve apresentar saliência e reentrância);
  • O documento não deve apresentar numeração das páginas.

Grifos

  • Aspas: apenas para metáforas, transcrições e citações;
  • Negrito: somente para títulos de capítulos, tópicos, tabelas e gráficos;
  • Sublinhado: jamais é utilizado;
  • Itálico: palavras estrangeiras, títulos de livros, jornais, artigos, teses etc., quando aparecerem no corpo do texto. Apenas muito excepcionalmente o itálico deve ser usado para ressaltar palavras e expressões — sugerimos, no entanto, que esse artifício seja evitado.

 

Orientações gerais dos trabalhos

Artigos: Deve ser originais, ter entre 08 (oito) e 20 (vinte) páginas (até 10.000 palavras, incluindo referências e notas); contendo resumo até 400 palavras, quatro ou cinco palavras-chave, português.

 

Estrutura do artigo:

  1. Título do Artigo (Em maiúsculo, negrito, centralizado, Times New Roman, tamanho 12);
  2. Introdução;
  3. Desenvolvimento;
  4. Conclusão;
  5. Anexos (imagens, tabelas etc. devem ficar dentro do texto);
  6. Notas devem ficar no rodapé;
  7. Referências Bibliográficas.  

Resenhas: As resenhas devem ser de obras recentes, no máximo dois anos anteriores ao ano da chamada; e para obras ainda sem tradução para o português, no máximo, cinco anos anteriores ao ano da chamada. Deverão ter no máximo 06 (seis) páginas (até 1.200 palavras), contendo como título apenas a referência do livro e páginas utilizadas.

Ensaios: Devem ser originais, ter entre 08 (oito) e 20 (vinte) páginas (até 10.000 palavras-incluindo referências e notas); contendo resumo até 400 palavras, quatro ou cinco palavras-chave.

Entrevistas: Textos contendo até 2.500 palavras, informando nome(s) dos entrevistado(s) e entrevistador(es). Não se esquecendo de solicitar uma autorização do(s) entrevistados, concordando com a publicação das informações prestada nas entrevistas.

Traduções: Deve ser de textos ainda não traduzidos na língua portuguesa, deve conter título, nome(s) do(s) autor(es) e dos tradutor(es). Não se esquecer de anexar cópia do texto original utilizado na tradução, juntamente com o termo de autorização, contendo direitos autorais, que estará permitindo publicação em português. Até 10.000 (dez mil) palavras.

Informes: Deve ser originais, ter entre 02 (dois) e 05 (cinco) páginas; informando algum evento científico, ou experiências a partir de projetos de extensão, PIBIC, PIBID, PETs, núcleos de pesquisas, pesquisas envolvidas nas áreas de educação, sociologia, antropologia e ciência política.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Em documento complementar comprovo com algum documento, meu vínculo com a instituição que me refiro no texto ou nas informações prestadas. Exemplo: Comprovante de matrícula, histórico escolar ou declaração.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.