Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito submetido é original, inédito e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo do manuscrito submetido está em formato .doc, .docx ou .rtf.
  • As figuras, os gráficos e as tabelas, bem como os quadros e demais arquivos digitais e sonoros foram anexados como documentos suplementares, além de estarem inseridos ou mencionados no manuscrito submetido.
  • O manuscrito submetido atende às recomendações da Comissão Editorial de extensão, de formatação e revisão ortográfica e gramatical, conforme o template de submissão da revista.
  • O conteúdo e a assinatura do manuscrito submetido é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
  • O uso das imagens veiculadas no manuscrito submetido é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
  • A identificação de autoria do manuscrito submetido foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

Diretrizes para Autores

A revista IRIS recebe contribuições originais e inéditas no país de professores e pesquisadores doutores, mestres, doutorandos e mestrandos do campo da informação e áreas correlatas. As contribuições de mestres e mestrandos só serão avaliadas desde que sejam assinadas em coautoria com doutor(es).

Os originais a serem submetidos à revista IRIS devem seguir as seguintes especificações:

1) Normas da ABNT:

  • NBR 6021 (Publicação periódica técnica e/ou científica);
  • NBR 6022 (Apresentação de artigos de publicações periódicas);
  • NBR 6023 (Referências bibliográficas);
  • NBR 6024 (Numeração progressiva);
  • NBR 6028 (Resumos);
  • NBR 6033 (Ordem alfabética);
  • NBR 10520 (Citações em documentos).

2) Norma de apresentação tabular do IBGE.

A revista IRIS só encaminhará as contribuições submetidas para a avaliação de especialistas os manuscritos que atendam as especificações do template de submissão. Para ter acesso ao template, clique aqui e acesse o sistema. [Para ter acesso ao template de submissão, é necessário estar logado no sistema]

A Comissão Editorial entende como documento suplementar as seguintes tipologias documentais:

  • gráficos;
  • imagens (estáticas e em movimento);
  • figuras;
  • tabelas;
  • quadros;
  • arquivos sonoros.

Outras tipologias documentais serão aceitas mediante consulta à Comissão Editorial.

Editorial

O Editorial é de responsabilidade do editor da revista, podendo ser encomendado a terceiros.

Artigos

Esta seção reúne artigos que contemplam discussões teórico-conceituais e práticas realizadas no campo da informação e suas correlações.
Mínimo de páginas: 15
Máximo de páginas: 25

Relatos de Pesquisa

Esta seção reúne artigos que contemplam discussões teóricas, conceituais, metodológicas e práticas em andamento no campo da informação e suas correlações.
Mínimo de páginas: 15
Máximo de páginas: 25

Resenhas

Esta seção reúne análises críticas de publicações nacionais e internacionais vinculadas ao campo da informação.
Mínimo de páginas: 05
Máximo de páginas: 10

Encontro de Memórias

Esta seção reune artigos, ensaios  e demais submissões que contemplam a produção do conhecimento como um fenômeno de construção, preservação, conservação e proteção da memória da cultura científica como bem socioeconômico, artístico e cultural da sociedade.

Informação e memória como sinônimos de vínculo social são elementos que mesclam a cultura material, o pensar e o agir sobre a trajetória da criação humana no tempo e espaço.

Dialogar as experiências da memória, na perspectiva da transmissão de informações, no reconhecimento de novos lugares, nas representações das relações simbólicas do uso social e estético das heranças culturais, nas gêneses críticas e epistemológicas da Ciência da Informação, é possibilitar a visibilidade e recuperação dos ENCONTROS DE MEMÓRIA coletivas e individuais.
Portanto, suas re-significações  e entrecruzamentos em diferentes competências disciplinares são aqui contemplados.

Cartas ao Editor

Em Cartas ao Editor, são publicadas críticas a artigos divulgados em números anteriores da Revista ou nota curta, descrevendo criticamente situações emergentes no campo temático da IRIS. Opiniões de leitores, apontamentos de erros editoriais, e sugestões sobre a revista são bem vindas. As cartas devem ter no máximo 600 palavras e 5 referências.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.