Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

As colaborações para Cadernos GEPE podem ser enviadas a qualquer tempo, em fluxo contínuo, obedecendo às normas estabelecidas pelo Conselho Editorial. 

Quando os trabalhos estiverem em português, será necessária a formatação proposta pela ABNT e quando estiverem em outra língua, se pedirá que se formate no modelo internacional APA. Quanto ao formato dos artigos, eles devem conter entre 20.000 e 40.000 caracteres (o que corresponde a 10 e 20 páginas) com espaços incluídos.

Os critérios de avaliação dos artigos são os seguintes:

- pertinência com a temática da revista;
- relevância dos argumentos e atualidade da literatura;
- clareza dos objetivos;
- rigor metodológico;
- estrutura, clareza expositiva e correção formal.


 Os autores podem escrever na própria língua e a interação com eles se acertará em caso de necessidade de adaptação. A exigência principal para os autores é originalidade, qualidade e boa apresentação. Para a apresentação de artigos, serão exigidas as normas para publicação de artigo científico, conforme item seguinte. Do ponto de vista da apresentação dos artigos, estes devem conter:


- título em negrito e maiúsculo; -
- nome e sobrenome do/s autor/es (apenas em uma versão do artigo);
- qualificação, vínculo institucional (se couber) e endereço de e-mail, apenas em uma versão do artigo, em nota de pé de página com caractere Times 8;
- um resumo em português e inglês ou na língua original do autor e em inglês (em caso de autor estrangeiro);
- de 3 a 5 palavras chave em ambas as línguas

O Resumo deve conter, de forma concisa: introdução, metodologia, resultado, discussão e conclusão. Devem descrever, de forma sintética, o motivo da investigação e as principais conclusões e recomendações que se podem extrair do trabalho e enfatizar os aspectos relevantes do trabalho. Deve ser apresentado com até 250 palavras.

O texto do manuscrito deve conter os mesmos elementos do resumo, mas de forma desenvolvida e ampliada: introdução com objetivos do trabalho, metodologia, resultados, discussão, conclusões e bibliografia:

O desenvolvimento do artigo:

  • Introdução: deve incluir os fundamentos e o propósito do estudo e a apresentação do formato que este terá.
  • Metodologia: Será apresentada com a precisão que seja conveniente. Quando convier, se descreva o cálculo do tamanho da amostra, a referência ao tipo de análise documental, crítico, estatístico, etc empregado. Se se trata de uma metodologia original, é necessário expor as razões que conduziram ao seu emprego e descrever os avanços que comporta para o crescimento científico e suas possíveis limitações. Quando se tratar de trabalhos experimentais que envolvam seres humanos, se indicará se levou em conta os critérios éticos correspondentes.
  • Resultados: Deverão ser apresentados em sequência lógica, sem repetição, podendo-se utilizar tabelas, gráficos e figuras. Deverão ser descritos sem interpretação ou juízos de valor, as observações efetuadas com o material e métodos empregados.
  • Discussão: O autor poderá apresentar as próprias observações em confronto com outros estudos de interesse, assinalando os avanços e limites neste confronto. Não devem ser repetidos os dados, mas os acréscimos para contribuição da produção de conhecimento e as possíveis polêmicas com outros autores e indicações para futuras investigações.
  • Conclusões: Deve-se resumir as ideias-força que se podem extrair dos resultados e de sua discussão, assim como as possíveis recomendações, se houver. Deve-se ressaltar as conclusões em relação aos objetivos propostos parar o artigo.
  • Bibliografia: A bibliografia deve conter apenas os trabalhos citados no artigo, se apresentar em ordem alfabética, seguindo o formato ABNT (para artigos de brasileiros) e o formato internacional APA para os artigos de estrangeiros.

Principais critérios para apresentação dos textos: - em file word; - impostação da página - formato A4 - caractere Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado; - Referências bibliográficas de acordo com as normas da ABNT, no caso de artigos de autores brasileiros e em formato APA, em caso de artigos de autores estrangeiros.

Editorial

Nesta seção os Editores apresentam o número em questão e a filosofia da resvista como um todo e na conjuntura na qual ela foi produzida.

Artigos

Política padrão de seção

Veteres

Esta Seção irá abrigar artigos de intelectuais consagrados internacionalmente nos campos de pesquisa que os mesmos atuam. Eles podem estar ou não na ativa docência, isto é: podem ser intelectuais aposentados, que tenham uma grande relevância nas áreas que atuam, pois nossa política de Zona de Desenvolvimento Proximal tem grande interesse de colocar os jovens cientistas em contato e em diálogo com os cientistas anciãos.

Seniores

Nesta seção publicamos artigos de Professores Doutores, em Serviço Social ou ligados às ciências sociais aplicadas, à filosofia e às ciências humanas. Trata-se da seção que acolhe os intelectuais com grande experiência na produção científica que atuam na academia na qualidade de Professores Doutores.  Sejam os mesmos de origem nacional e internacional. Quer-se, com eles, além de enriquecer os Cadernos GEPE com importantes atualizados artigos, os envolver no projeto de formação de uma equipe de articulistas que possam ir aos poucos aderindo à proposta editorial dos Cadernos GEPE, que inclui sobretudo um processo de reprodução de novos quadros visando renovar com mais e mais qualidade os intelectuais de peso das disciplinas acima citadas, sob a guia do consceito pedagógico Zona de Desenvolvimento Proximal.
Aqui tanto podem publicar intelectuais convidados pelos Grupo GEPE, quanto intelectuais interessados em experimentar esse novo modo de se fazer ciência. Estes últimos podem pleitear publicações inscrevendo-se no portal OJS e enviando-nos suas propostas de artigos.

Iuniores

Nessa seção, em consonância com a filosofia da revista Cadernos GEPE, publicamos artigos de alunos de graduação, iniciação científica ou secundaristas que demonstrem ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ética que possuem vocação para a produção científica no campo do Serviço Social e das Ciências Filosóficas e Humanas e Geral. A base teórica desse procedimento se chama Zona de Desenvolvimento Proximal e concebe que o crescimento pedagógico se turbina quando se está em interlocução acadêmica com os pesquisadores mais experientes, que aqui são caracterizados como Iuvenes, Seniores e Veteres.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.