Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O tema do trabalho tem relação com alguma das chamadas em aberto para publicação na Revista.
  • Os números ORCID de todos os autores do trabalho foram informados no ato da submissão.
  • Os endereços eletrônicos (e-mails) de todos os autores do trabalho foram informados no ato da submissão.

Diretrizes para Autores

Definição dos padrões bibliográficos e padrões de formatação de texto da revista. É importante também identificar os tipos apropriados de Documentos Suplementares (Ex.: conjuntos de dados, instrumentos de pesquisas, entre outros) que os autores deveriam ser estimulados a enviar, além do documento de submissão, para aumentar o interesse dos leitores com o trabalho.

Ao submeter um trabalho para a revista, os autores devem ler, aceitar e marcar como realizados cada condição para a submissão, antes de proceder. A lista de condições também é apresentada em Diretrizes para autores, na página Sobre a revista. A lista pode ser modificada, porém todos os itens requerem a marcação dos autores para procederem à submissão.
 
Revista trabalho com fluxo contínuo. Os trabalhos são submetidos ao corpo editorial da revista.
 

1. Os trabalhos submetidos a Estudos Geológicos devem ser enviados eletronicamente pelo endereço: https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosgeologicos/about/submissions#onlineSubmissions.

2. Todos os autores e coautores precisam informar o número ORCID e E-mail no ato da submissão do manuscrito original. Trabalhos cujos autores não possuem ORCID e E-mail não serão avaliados. Para inserção do ORCID na plataforma, deve ser retirado o "s" do https do endereço ORCID. Caso ainda não possua número ORCID, favor obtê-lo através do endereço https://orcid.org/

3. A revista Estudos Geológicos publica um volume por ano, em geral, com um número por semestre, sob demanda.

4. Os manuscritos são recebidos em fluxo contínuo, através da submissão eletrônica.

5. A revista Estudos Geológicos publica artigos acadêmicos-científicos (originais ou de revisão), comunicações rápidas e guias de campo. 

6. Os artigos acadêmico-científicos constituem uma seção fixa em cada número; podem tratar de temas diversos relativos ao escopo geral do periódico ou podem compor dossiês temáticos, de acordo com as chamadas.

7. A publicação dos manuscritos textuais de interesse da Revista fica condicionada ao desenho editorial de cada número, expresso nas chamadas.

8. Os textos enviados pelos autores devem ser inéditos, com exceção de republicações especiais. 

9. Em cada número, poderão ser publicados textos de autores convidados, referenciais em suas respectivas áreas de atuação.

10. A Revista adota o sistema de avaliação duplo-cego para os textos submetidos à publicação (Avaliadores Ad Hoc), e estes serão os responsáveis pelo aceite do manuscrito.

11. O manuscrito de artigos acadêmico-científicos (originais ou revisão) e guias de campo não deverá exceder 25 páginas ou 10.000 palavras. O manuscrito de comunicações rápidas deve conter entre 3 a 6 páginas, com até 5.000 palavras.

12. O autor deverá submeter eletronicamente a versão de seu texto com a identificação de autoria e afiliação (documento original), a ser destinada à avaliação pelos pares, e deverá seguir a formatação descrita a seguir:

  • Tipo de arquivo: Formato “.doc” ou “.docx”, gerado pelo programa Microsoft Office Word ou similar. Não serão aceitos arquivos no formato “.pdf”.
  • Configurações gerais: Tamanho de página A4 (210 x 297 mm); margens 2,0; espaçamento entre linhas de 1,5; fonte Arial (corpo 12); recuo de 1cm no início do parágrafo; recuo de 4cm nas citações; uso de itálico para termos estrangeiros, títulos de livros e periódicos e para termos em destaque. Títulos de seções e subseções devem usar Arial, corpo 14, maiúsculas, negrito.
  • Seções sugeridas para o manuscrito de artigo acadêmico-científico: Introdução, Contextualização Científica do Tema (contexto geológico ou similar), Materiais e Métodos, Resultados, Discussões, Conclusões e Referências. Agradecimentos são opcionais.
  • Seções sugeridas para o manuscrito de guia de campo: A livre escolha. Contudo, Introdução, Conclusões e Referências são obrigatórios. Agradecimentos são opcionais.
  • Título: Centralizado, fonte Arial, corpo 20, maiúscula, negrito. Deve ser escrito em Português e repetido em Inglês.
  • Afiliação: Seguir a seguinte sugestão:
    1. Língua Portuguesa: Departamento/Núcleo/Instituto (quando existir), Universidade/Empresa, Cidade - Estado - País. 
    2. Língua inglesa: Department/Institute, University/Company, City - State - Country.
  • Resumo e Abstract: Deve ter entre 300 e 500 palavras e ser escrito abaixo do nome do autor. O resumo deverá ser seguido pela sua tradução (Abstract), em inglês, no caso de textos escritos em português. Para os textos em língua estrangeira, o resumo na língua estrangeira deverá ser procedido pelo resumo em língua portuguesa.
  • Palavras-chave e Keywords: Entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, devem constar na linha abaixo do Resumo; o mesmo deve ocorrer com as Keywords referentes ao Abstract.
  • Texto: Fonte Arial, corpo 12, justificado, espaçamento entre linhas 1,5, inserir número de linhas contínuo em todo o texto.
  • Citações Bibliográficas: Todas as citações no texto devem seguir o formato abaixo: 
    • Autor único: o nome do autor (sem iniciais, a menos que haja ambiguidade) e o ano de publicação; 
    • Dois autores: os nomes de ambos os autores, separados por '&', e o ano de publicação; 
    • Três ou mais autores: o nome do primeiro autor seguido de 'et al.' e o ano de publicação. 
    • As citações podem ser feitas diretamente (ou entre parênteses). Grupos de referências podem ser listados em ordem alfabética primeiro e depois cronológica, ou vice-versa (Exemplos: 'como demonstrado (Allan, 2000a, 2000b, 1999; Allan & Jones, 1999).... Ou, como demonstrado (Jones, 1999; Allan, 2000)... Kramer et al. (2010) mostraram recentemente...'). 
    • Lista: As referências devem ser organizadas primeiro em ordem alfabética e, se necessário, classificadas cronologicamente. Mais de uma referência do mesmo autor(es) no mesmo ano devem ser identificadas pelas letras 'a', 'b', 'c', etc., colocadas após o ano de publicação.
  • Referências: Devem ser listadas no final do texto em ordem alfabética. Somente devem ser relacionados nas referências os documentos citados ao longo do trabalho. 
    1. Referência a uma publicação em periódico: Van der Geer, J., Hanraads, J.A.J., Lupton, R.A., 2010. The art of writing a scientific article. J. Sci. Commun. 163, 51–59. https://doi.org/10.1016/j.Sc.2010.00372
    2. Referência a uma publicação em periódico com número de artigo: Van der Geer, J., Hanraads, J.A.J., Lupton, R.A., 2018. The art of writing a scientific article. Heliyon. 19, e00205. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2018.e00205
    3. Referência a um livro: Strunk Jr., W., White, E.B., 2000. The Elements of Style, fourth ed. Longman, New York. 
    4. Referência a um capítulo em um livro editado: Mettam, G.R., Adams, L.B., 2009. How to prepare an electronic version of your article, in: Jones, B.S., Smith , R.Z. (Eds.), Introduction to the Electronic Age. E-Publishing Inc., New York, pp. 281–304. 
    5. Referência a um site: Cancer Research UK, 1975. Cancer statistics reports for the UK. http://www.cancerresearchuk.org/aboutcancer/statistics/cancerstatsreport/ (acessado em 13 de março de 2003). 
    6. Referência a um software: Coon, E., Berndt, M., Jan, A., Svyatsky, D., Atchley, A., Kikinzon, E., Harp, D., Manzini, G., Shelef, E., Lipnikov, K., Garimella, R., Xu, C., Moulton, D., Karra, S., Painter, S., Jafarov, E., & Molins, S., 2020. Advanced Terrestrial Simulator (ATS) v0.88 (Version 0.88). Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.3727209
  • Tabelas: Devem aparecer no espaço destinado a eles pelo autor, em harmonia com o texto ao qual faz alusão. Devem ser produzidas em editores de texto e/ou tabelas (Word, Excel ou similar), precedidos de título ou legenda designadas, no texto, como tabela (Tabela 1, Tabela 2, etc.), em fonte Arial, corpo 10 e sucedidos pela palavra “Fonte”, indicando a autoria no sistema autor-data.
  • Imagens, Gráficos e Ilustrações: Devem aparecer no espaço (próximo a sua primeira citação) destinado a eles pelo autor, em harmonia com o texto ao qual faz alusão, no formato “.jpg” e qualidade mínima de 300 dpi. Elas deverão ser identificadas com título ou legenda e designadas, no texto, como figura (Figura 1, Figura 2 etc.) e dispostas no corpo do texto. Devem também ser sucedidas pela palavra “Fonte”, indicando autoria. Usar a mesma formatação de fonte das tabelas. Imagens com direitos autorais de terceiros devem ser usadas com a permissão dos seus respectivos autores ou detentores.
  • Anexos ou Apêndices: Só devem ser incluídos quando forem imprescindíveis à discussão empreendida. Devem ser colocados após as referências, precedidos da palavra “Anexo” ou “Apêndice”.

13. Os textos que não obedecerem às normas não serão submetidos à análise e negados automaticamente.

14. A editoração final do manuscrito, após aprovação pelos avaliadores, ficará a cargo da equipe editorial.

15. Os arquivos originais não serão devolvidos aos autores.

Modelo de manuscrito (clicar aqui!).

Modelo de guia de campo (clicar aqui!)

Editorial

Apresentação das seções.

Artigos

Corresponde a publicações originais e inéditas (vide recomendações aos autores).

Comunicações rápidas

Esta seção está direcionada para artigos de 3 a 6 páginas, até 5.000 palavras no total (por exemplo, resultados concisos de simpósios, congressos, conferências e relatórios técnicos).

Revisão

Estado da arte sobre um assunto relevante relacionado às Geociências.

Guias de campo

Guias geológicos de campo são imprescindíveis para a localização e estudo de afloramentos chaves e específicos para determinados temas. Esta seção tem como objetivo principal organizar uma coletânea de informações geológicas sobre áreas de interesse multidisciplinar. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.