Uso de trilhas como recurso didático: abordagem interdisciplinar no ensino das geociências
DOI:
https://doi.org/10.18190/1980-8208/estudosgeologicos.v24n1p89-103Palavras-chave:
educação, interdisciplinaridade, geodiversidade, gondwana, Cabo de Santo AgostinhoResumo
A abordagem interdisciplinar representa importante ferramenta para o aprendizado. Através dela é possível suprimir a visão reducionista e fragmentada das disciplinas, investindo em recursos didáticos que ampliem a percepção e agreguem valor, ao invés de meros conceitos. A associação de valores históricos e culturais às Geociências, intimamente relacionados aos elementos do meio abiótico, pode promover o despertar de uma consciência conservacionista e humanitária. Com base nestes princípios, objetivando maior absorção dos conteúdos abordaos em sala de aula, bem como uma visão ampliada das Geociências, foi mapeada e descrita uma trilha de caráter didático e interdisciplinar, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, estado de Pernambuco. O percurso contempla elementos da geodiversidade, biodiversidade, testemunhos históricos, arqueológicos e aspectos sociais da comunidade local. A beleza cênica excepcional da região está relacionada aos processos da dinâmica terrestre, tendo como marco principal a quebra do continente Gondwana (ca 102 ma). Partindo do princípio que os fenômenos geológicos não ocorrem de forma isolada, resultando de um conjunto de fatores provenientes da dinâmica terrestre, acredita-se na relevante contribuição deste trabalho ao ensino das Geociências. Participaram da pesquisa alunos de graduação e pós-graduação, dos cursos de Arqueologia, Geografia e Geologia. A avaliação de desempenho dos alunos foi feita através da participação nas excursões didáticas e relatórios, aplicados ao término das disciplinas. Com este tipo de abordagem foi verificado maior interesse dos estudantes em reunir informações de forma mais complexa, extraindo do trabalho de campo o complemento fundamental aos conceitos teóricos abordados em sala de aula.
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