Sobre a Revista
Foco e Escopo
Sob a perspectiva da Comunicação, em consonância com as demais áreas das Ciências Humanas e Sociais, a proposta editorial da revista Ícone abriga temáticas e conexões interdisciplinares com o objetivo de discutir (1) problematizações de linguagem, produções e processos midiáticos e suas implicações sociopolíticas, práticas profissionais e relações de poder na Comunicação; e (2) fenômenos estéticos como marcas das produções culturais que se manifestam sobretudo através da imagem e do som. A partir deste escopo, o periódico terá ênfase em pesquisas que abordam temáticas como ética, democracia e direitos humanos; consumo; ideologia e representações; estratégias narrativas e discursivas; reconfiguração de formatos e tecnologias; interações; teoria do cinema e gêneros fílmicos; estudos do som; imagem técnica; mídia e memória; experiência estética; fotografia; cena, rede musical e música popular massiva; teorias da imagem; fotodocumental; performance; e temas conexos.
Com periodicidade quadrimestral, cada edição da Ícone divulga artigos sob a organização de dossiês temáticos, além de um bloco de resenhas e de artigos sob temática livre. Além disso, poderá dispor de seções especiais com a divulgação de entrevistas e informes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, responsável pela edição da revista.
Área de Conhecimento: Comunicação e Informação
País de Publicação: Brasil
Público-alvo: A revista Ícone é dirigida principalmente a professores, pesquisadores e estudantes da área de Comunicação e Ciências Sociais. A revista ainda incentiva a distribuição de seu conteúdo, de forma livre e gratuita, aos profissionais da área.
Periodicidade: quadrimestral (a partir de 2019);
semestral (até 2018)
ISSN da versão online: 2175-215X
ISSN da versão impressa: 1516-6082 (descontinuado em 2006)
Processo de Avaliação pelos Pares
A revista Ícone utiliza a política de avaliação duplo-cega na qual não há tanto identificação dos autores como dos avaliadores. Todos os artigos são inicialmente revisados pelos Editores que verificam se se enquadram no escopo da revista e nas normas editoriais. Em seguida, os trabalhos são enviados para pelo menos dois avaliadores externos. Os avaliadores são selecionados de acordo com a temática do artigo, dos referenciais teóricos e metodológicos adotados e, em alguns casos, pela localização geográfica.
Avaliadores que possuam algum tipo de conflito de interesses - por exemplo, que tenham conhecimento da pesquisa ou que sejam da mesma instituição do autor - não serão selecionados.
Em caso de divergência entre os pareceres, um terceiro avaliador poderá ser convidado. A decisão final será tomada pelo Editor encarregado pelo artigo tendo como base os pareceres. O editor poderá: a) aceitar o artigo com poucas modificações; b) solicitar modificações substanciais no texto; c) solicitar que o artigo seja revisado e submetido novamente; d) recusar o artigo.
No caso dos artigos aceitos, a equipe editorial da Ícone pode proceder de alterações de ordem formal, ortográfica e gramaticam, realizadas por editores e revisores especializados - após consulta aos autores.
Os textos não aceitos para publicação na Ícone, arquivados pelo sistema, estão liberados para submissão em outros periódicos.
Acesse aqui um resumo do Procedimento Editorial e dos Prazos de avaliação e publicação dos artigos submetidos à revista Ícone.
Periodicidade
Quadrimestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Indexação
Desde sua retomada em 2018, a Ícone está em processo de cadastramento de novos indexadores. Por esta razão, estamos em constante atualização de suas bases de dados, catálogos e diretórios disponíveis. Acompanhe esta página para conhecer mais os últimos indexadores cadastrados.
Bases de Dados
Catálogos
Diretórios
Histórico do periódico
Sob a perspectiva da Comunicação, em consonância com as demais áreas das Ciências Humanas e Sociais, a proposta editorial da revista Ícone abriga temáticas e conexões interdisciplinares com o objetivo de discutir (1) problematizações de linguagem, produções e processos midiáticos e suas implicações sociopolíticas, práticas profissionais e relações de poder na Comunicação; e (2) fenômenos estéticos como marcas das produções culturais que se manifestam sobretudo através da imagem e do som. A partir deste escopo, o periódico terá ênfase em pesquisas que abordam temáticas como ética, democracia e direitos humanos; consumo; ideologia e representações; estratégias narrativas e discursivas; reconfiguração de formatos e tecnologias; interações; teoria do cinema e gêneros fílmicos; estudos do som; imagem técnica; mídia e memória; experiência estética; fotografia; cena, rede musical e música popular massiva; teorias da imagem; fotodocumental; performance; e temas conexos. Com periodicidade quadrimestral, cada edição da Ícone divulga artigos sob a organização de dossiês temáticos, além de um bloco de resenhas e de artigos sob temática livre. Além disso, poderá dispor de seções especiais com a divulgação de entrevistas e informes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, responsável pela edição da revista.