PUBLICADA A EDIÇÃO TEMÁTICA DA "IDÉIAS": A REVISTA DOS/AS ESTUDANTES DA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE.
A Idéias, retomada em iniciativa conjunta entre docentes, discentes e técnicos da Faculdade de Direito do Recife, espaço de resistência para o pensamento crítico e de caráter subversivo desde a Ditadura Militar, lança mais uma edição. Considerando o contexto no qual se insere a pesquisa brasileira hoje, com uma política autoritária de estrangulamento orçamentário dos fundos destinados à educação e de negação à ciência, as “Idéias” dos/as estudantes da Faculdade de Direito do Recife tomam corpo em produções científicas que buscam debater e defender direitos e garantias atualmente sob ataque.
Enquanto as universidades são bombardeadas com discursos de ódio, aqui se responde com produção de conhecimento crítico e inclusivo. Nesse sentido, a iniciativa atual homenageia Marielle Franco, socióloga, vereadora e militante pelos Direitos Humanos, assassinada durante a intervenção militar no Rio de Janeiro. Esse volume é, pois, uma demonstração de estima e solidariedade à sua história e sua à importante militância. Trata-se de uma edição temática que busca, então, divulgar, no mundo online, um conhecimento que auxilie no fortalecimento da cultura jurídica brasileira.
Esta edição conta com uma gama de artigos e conhecimento produzidos por acadêmicos de Direito da Casa e de outras universidades, com amplitude temática e profundidade investigativa. Possui, assim, um conteúdo que é reflexo da mentalidade jurídica forjada no olhar crítico para as diversas temáticas do mundo jurídico.
Cadastra-se e confira a íntegra da publicação em nossa plataforma: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ideias
Equipe Editorial da Revista Idéias