Atualizações da Revista Perspectiva Filosófica: novo sistema e vitórias
A Revista Perspectiva Filosófica do PPGFIL/UFPE acaba de ter seu sistema atualizado. O sistema novo OJS3 é mais leve, atualizado e amigável para o uso de nossa comunidade. Vale a visita: https://periodicos.ufpe.br/revistas/perspectivafilosofica/index
Nos últimos três anos de reestruturação e revitalização da Perspectiva alcançamos importantes conquistas tanto para a própria revista quanto para o avanço da pesquisa filosófica no nordeste e no Brasil. Nosso compromisso com a disseminação do conhecimento filosófico vem associado às nossas significativas realizações:
-
Desde de 2020, há um esforço constante de reestruturação da revista do PPGFIL/UFPE, o que redundou em um total de 211 trabalhos publicados em menos de três anos.
-
Publicamos 14 números, nacionais e internacionais, desde o começo do processo de revitalização da Perspectiva em 2020. Nestes números, há vários artigos de pesquisadores na vanguarda da pesquisa nacional e internacional. Isto demonstra o nosso compromisso com a promoção de debates filosóficos significativos nas diversas áreas do saber filosófico;
-
A Perspectiva está toda indexada e atualizada. Todos seus artigos são publicados com o DOI (Identificador de Objeto Digital). E atualizamos recentemente o sistema da revista, de OJS2 para OJS3.
-
Alcançamos o Qualis B1, que reconhece a qualidade e relevância dos artigos publicados em nossa revista no extrato superior de avaliação da CAPES. E esperamos que em breve consigamos uma avaliação ainda melhor em função de nossos esforços e do reconhecimento nacional que conquistamos nestes últimos anos.
-
A Perspectiva está intimamente articulada com outra grande conquista recente do PPGFIL/UFPE: o Doutorado acadêmico em Filosofia. Este também é fruto do trabalho coletivo e do nosso comprometimento com a pesquisa de excelência;
-
Temos a previsão de publicação de outros seis números da revista até 2024 (com mais dois números já encaminhados para publicação em 2023).
Nossos sinceros agradecimentos a todos que contribuíram para essas realizações notáveis, como autores, editores-convidados, pareceristas, leitores, editores-chefes anteriores, bibliotecárias e demais profissionais da UFPE. Gostaria de expressar nossa gratidão ao trabalho de Loraine Oliveira, no início da revitalização da revista em 2020, e dos discentes que trabalharam ou trabalham nos bastidores da revista, a saber, Henrique Capeleiro, Hugo Mota, Maria Laura, Mayk Silva, Albérico Neto e Mateus Alves. Sem vocês, estas vitórias não teriam sido possíveis. Bom trabalho em equipe!
Continuamos contando com o apoio de todas e todos para a divulgação da Revista do nosso PPGFIL. Uma revista forte e reconhecida valoriza o trabalho de todos na nossa pós.
Atenciosamente,
Marcos Silva
Em nome da equipe editorial