Abô O Banho de Ayran

Autores

  • Rennan Peixe

Palavras-chave:

Banho de ervas, Candomblé, Jurema

Resumo

Trata-se de uma série fotográfica que possuem o intuito de registrar o ritual de limpeza de uma criança, Ayran, realizado no terreiro de candomblé nagô Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí. Ayran é uma criança nascida no terreiro e filho da Mãe de Santo da casa, Mãe Lú de Iemanjá. Na linha de sucessão familiar também é um dos herdeiros da tradição da casa.

A Comunidade Axé Talabi é uma Comunidade Tradicional de Terreiro localizada na chamada Região Metropolitana do Recife, situada ao norte do estado de Pernambuco. Nela está em atuação há mais de vinte e seis anos o Ilé Àse Òrìsànlá Tàlábí (Casa de Força do Grande Orixá que Nasce do Alá), conhecido popularmente como Ilê Axé Oxalá Talabi ou Axé Talabi, Terreiro Nagô dedicado à preservação do Culto aos Orixás e do Culto a Jurema Sagrada. A comunidade fora fundada por Maria da Solidade Sousa França - TàlábíDeiyin (Mãe Dada de Oxalá) e seu esposo Aguinaldo Barbosa de França - ObáDodê (Painho de Xangô). O Terreiro mantém um importante trabalho de multiplicação e preservação dos saberes da cultura afro-brasileira em suas atividades sagradas e através da realização de vários projetos sociais realizados na comunidade. Atualmente as atividades do terreiro são conduzidas pelos dois filhos de Mãe Dada, Mãe Lú de Iemanjá e Pai Junior de Odé.

O banho de ervas, nominado na língua yorubá como abô, é um processo de purificação e fortalecimento que se utiliza dos elementos da natureza, comum às religiões panteístas. No candomblé as ervas são uma dádiva muito importante do orixá Ossain, pois, sem as ervas e folhas, nenhuma cerimônia pode ser iniciada. Essas ervas possuem grande quantidade de Axé (energia sagrada) que agem sobre a áurea eliminando todas as energias negativas do corpo.

 

Ficha técnica:

Autor: Rennan Peixe

Fotografias:Ayran

Direção, Edição de Imagem e Texto:Rennan Peixe

 

Abô O banho de Aryan

Downloads

Publicado

2024-02-08

Edição

Seção

Ensaios Fotográfico