Idioma
Submissões
Diretrizes para Autores
Orientações gerais
Os autores devem, no ato da submissão, inserir seus dados no Sistema Open Journal Systems (OJS): nome completo, nacionalidade, e-mail, instituição/afiliação, URL currículo lattes e ORCID;
Os manuscritos devem ser originais e inéditos, enviados exclusivamente à REUOL, não sendo permitida a apresentação simultânea a outro periódico, na íntegra ou parcialmente;
São de responsabilidades dos autores: encaminhamento do manuscrito e demais arquivos, preenchimento de todos os metadados, redação, opiniões e conceitos emitidos no manuscrito, bem como a exatidão e a procedência das citações, as quais não refletem necessariamente a posição/opinião do Conselho Editorial da REUOL;
O periódico não assume a responsabilidade por equívocos gramaticais e, portanto, se dá ao direito de solicitar a revisão de português aos autores;
A submissão de manuscritos deve ser realizada no sistema OJS no endereço: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaenfermagem/submissions
Todos os autores devem, no ato da submissão, estar registrados na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br) e ORCID iD (https://orcid.org/register), em cumprimento a Best practice Guideline for Publishers;
Para iniciar o processo de submissão, o responsável deverá cadastrar-se previamente no OJS como autor. O sistema é autoexplicativo e, ao concluir o processo, será gerada uma identidade (ID) para o manuscrito, com código numérico.
Cobrança de taxas
A submissão do manuscrito à REUOL não representa custo para os autores.
Taxas cobradas:
- Taxa de conformidade: após a conferência dos documentos e atendimento do manuscrito às normas editoriais, os autores deverão realizar pagamento no valor de R$200,00 (duzentos reais);
- Taxa de editoração: aos manuscritos aprovados para publicação será cobrado valor de R$800,00 (oitocentos reais).
Formas de pagamento
Transferência:
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE
Banco do Brasil
Agência: 3234-4
Conta Corrente: 233.112-8
PIX:
Chave PIX (e-mail): revista.reuol@ufpe.br
Manuscritos aceitos
Original: pesquisas empíricas, de diferentes desenhos metodológicos, limitando-se a 20 páginas, excluindo o resumo e as referências. A coleta de dados deve ter sido realizada nos últimos cinco anos. Pesquisas envolvendo seres humanos devem apresentar aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa ou, quando envolverem animais, aprovação do Comitê de Ética no Uso de Animais. Ensaios Clínicos devem apresentar número do registro prospectivo de aprovação do protocolo do estudo em, pelo menos, uma das seguintes plataformas:
- Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC); ClinicalTrials.gov;
- Australian New Zealand Clinical Trials Registry (ANZCTR);
- International Standard Randomised Controlled Trial Number (ISRCTN);
- Nederlands Trial Register (NTR);
- UMIN Clinical Trials Registry (UMIN-CTR);
- WHO International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP).
Revisão: são aceitas revisões integrativas, revisões de escopo e revisões sistemáticas (com ou sem metanálises, metassínteses). Limitam-se a 25 páginas, excluindo o resumo e as referências. Para revisões sistemáticas, solicita-se registro prospectivo do protocolo em banco de dados reconhecidos, a exemplo do PROSPERO ou Cochrane Database of Systematic Reviews. Para revisões de escopo, solicita-se registro prospectivo do protocolo em plataformas abertas, a exemplo da Open Science Framework ou Figshare ou publicação em periódicos científicos. Quaisquer mudanças no protocolo devem ser claramente destacadas e explicadas na revisão.
Relato de experiência e/ou de inovação tecnológica: estudos que abordam de forma detalhada a descrição de experiências práticas no âmbito do ensino, pesquisa ou assistência ou descrição de produtos de inovação tecnológica (no caso de desenvolvimento de tecnologias educacionais/outras), limitando-se a 15 páginas, excluindo o resumo e as referências.
Protocolos: protocolos de Revisão Sistemática, Revisão de Escopo e Ensaios Clínicos Randomizados. Limitam-se a 15 páginas, excluindo o resumo e as referências. Serão considerados apenas protocolos que não tenham iniciado coleta de dados. Para protocolos de revisões sistemáticas, utilizar fluxograma PRISMA; para protocolos de Revisões de Escopo, utilizar fluxograma PRISMA ScR; e para protocolos de Ensaios Clínicos, utilizar o SPIRIT. Os protocolos de Ensaios Clínicos brasileiros deverão ser acompanhados do registro no Comitê de Ética e Pesquisa, além do registro na ReBEC.
Documentos exigidos na submissão
- Página de título;
- Documento principal;
- Carta ao Editor;
- Declaração de responsabilidade e direitos autorais/Uso de Inteligência Artificial/Contribuições dos autores;
- Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas com seres humanos, quando for o caso.
Preparação dos documentos para submissão
1. Página de título
- Título, somente no idioma original, com até 15 palavras e letras minúsculas, exceto a letra inicial e nomes próprios;
- Metadados de todos os autores (no máximo 8): nome completo sem abreviaturas, nacionalidade, e-mail, instituição/afiliação, URL currículo lattes (ex: http://lattes.cnpq.br/0197945838619688) e ORCID (ex: https://orcid.org/0000-0000-0000-0000);
- Indicar autor correspondente;
- Para estudos multicêntricos, considera-se inclusão de mais autores, com apresentação de justificativa;
- Resumo no formato estruturado, somente no idioma original, com no máximo 200 palavras e as seguintes seções: Objetivo, Método, Resultados, Conclusão/Considerações finais;
- Descritores de 5 (cinco) a 8 (oito), somente no idioma original; extraídos do DeCs/MeSH (https://decs.bvsalud.org/);
- Deve ser informada, quando for o caso, a origem do manuscrito: artigo extraído (Tese, Dissertação, Monografia do Curso de Especialização ou Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação com título original, instituição vinculada e ano de defesa);
- Financiamento: deve ser citadas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, para a realização do estudo, incluindo bolsas de estudo. Nos estudos realizados sem recursos financeiros, os autores devem informar que não houve financiamento;
- Conflitos de interesses: deve ser informado qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes;
- Agradecimentos (opcional).
2. Documento principal
- O documento principal (texto do manuscrito) deve ser redigido em português, espanhol ou inglês, sem identificação dos autores;
- Deve ser formatado, de acordo com as seguintes especificações: arquivo no formato .doc ou .docx (Microsoft Word); papel A4; margens de 2 cm; fonte Arial, tamanho 12 em todo o texto, incluindo os títulos de tabelas, quadros e figuras; fonte Arial, tamanho 10 para o texto interno das tabelas, quadros e legendas de figuras; espaçamento entrelinhas de 1,5 em todo o texto, com exceção das tabelas, quadros, figuras e referências, que devem ter espaçamento simples; recuo de parágrafos de 1,25 cm;
- O manuscrito deve seguir a estrutura de apresentação: Título; Resumo; Descritores no idioma original (português, inglês ou espanhol); Introdução; Método; Resultados; Discussão; Conclusão ou Considerações finais; e Referências;
- Título somente no idioma original, até 15 palavras com letra minúscula, exceto a letra inicial e nomes próprios;
- Resumo, somente no idioma original, com no máximo 200 palavras, no formato estruturado com as seguintes seções: Objetivo; Método; Resultados; Conclusão ou Considerações finais;
- Descritores, de 5 (cinco) a 8 (oito) no idioma original (português, inglês ou espanhol) extraídos do DeCs/MeSH (https://decs.bvsalud.org/);
- Introdução: deve ser breve, definir o problema, a relevância e as lacunas do conhecimento. O objetivo do estudo deve ser redigido no último parágrafo desta seção;
- Método: deve conter tipo de estudo, local, população, amostra e critérios de seleção amostral, coleta de de dados, com indicação dos instrumentos e técnicas, período da coleta de dados, processo de análise dos dados, aspectos éticos e legais, incluindo número do parecer do comitê de ética em pesquisa (quando for o caso);
- Resultados: devem apresentar sequência lógica. Quando forem apresentados tabelas, quadros e/ou figuras, os dados devem ser complementares e não repetir o conteúdo;
- Discussão: enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo. Comparar e contrastar os resultados com os de outros estudos atuais e apresentar possíveis explicações para os resultados obtidos. Apresentar as limitações do estudo;
- Conclusão ou considerações finais: responder o objetivo do estudo, não repetir os dados encontrados, não citar referências. Deve expressar as considerações sobre as implicações teóricas ou práticas dos resultados, os avanços para o conhecimento científico, as implicações para pesquisas futuras e para a prática de enfermagem ou áreas afins;
- Citações: devem ser numeradas consecutivamente ao longo do texto, em algarismos arábicos sobrescritos após o ponto, sem parênteses. Citações consecutivas devem ser separadas por hífen (Ex: 3-6). Citações não consecutivas devem ser separadas por vírgula (Ex: 3,12).
Referências
As referências devem ser formatadas no estilo Vancouver: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html, elaborado pelo Comitê Internacional de Editores de; Revistas Médicas, disponíveis no endereço eletrônico www.icmje.org;
Os autores devem considerar que as referências são importantes para dar credibilidade à validade do estudo. Só devem ser citadas referências de periódicos científicos, indexados em bases de dados nacionais ou internacionais, que foram consultadas na íntegra pelo autor e que tenham relação, direta e relevante, com o assunto abordado. Não incluir na lista, referências que não possam ser recuperadas no original pelo leitor e outras fontes inacessíveis ou obras de reduzida expressão científica.
Devem obedecer as seguintes especificações:
- Alinhamento à esquerda;
- Não apresentar referências de revistas “predatórias”. Para isso, consultar o link: https://beallslist.net/standalone-journals;
- Os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com List of Journals Indexed in Index Medicus e International Nursing Index;
- Número de referências: no máximo 30, exceto nos artigos de revisão;
- As referências devem ser atuais, com exceção para os artigos de revisão e livros relevantes para a temática e/ou método, de acordo com a seguinte distribuição:
- 70% de referências publicadas nos últimos cinco anos, em periódicos indexados, preferencialmente, em bases de dados internacionais;
- 30% de referências nos últimos três anos, em periódicos indexados, preferencialmente, em bases de dados internacionais;
OBS: Citar de 3 a 6 referências de periódicos estrangeiros na versão em inglês
- Referenciar o(s) autor(es) pelo sobrenome, apenas a letra inicial é em maiúscula, seguida do(s) nome(s) abreviado(s) e sem o ponto;
- A lista de referência deve ser numerada consecutivamente, conforme a ordem mencionada pela primeira vez no texto;
- Inserir o Digital Object Identifier (DOI) ou link de acesso válido ao final de todas as referências, com exceção de livros físicos;
- Não citar literaturas cinzentas: teses, dissertações (exceto para estudos de revisão). Livros (apenas os que fundamentam o método de pesquisa e referencial teórico) e capítulos, manuais, normas, legislação (exceto os imprescindíveis);
- Os títulos de periódicos devem ser referenciados na forma abreviada, de acordo com o Index Medicus: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?db=journals.
- Para abreviatura dos títulos de periódicos nacionais e latino-americanos, consultar o site: http://portal.revistas.bvs.br, eliminando os pontos da abreviatura, com exceção do último ponto para separar do ano.
- Em relação à abreviatura dos meses, consultar: http://www.revisoeserevisoes.pro.br/gramatica/abreviaturas-dos-meses/ (não considerar o ponto, conforme o Estilo Vancouver recomenda: Jan Feb Mar Apr May June July Aug Sept Oct Nov Dec.
Exemplo de Referência de artigo padrão (incluir todos os autores sem utilizar a expressão “et al”):
1. Santos DS, Marques CRG, Santos IAG, Costa Neta MS, Almeida HOC, Santos ES. Associação do Nursing activities score com desfechos de pacientes críticos. Rev Enferm UFPE on-line [Internet]. 2021[cited 2021 Oct 12];15(2):e245761. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/245761.DOI:https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.245761
Exemplo de referência de livros e outras monografias (indivíduo como autor):
1. Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5 ed. Porto Alegre: Bookman; 2011.
Ilustrações
São aceitas no máximo 5 (cinco) ilustrações, independente da nomenclatura utilizada (tabela, quadro, figura, etc.).
Tabelas
- Utilizadas para dados numéricos. O conteúdo deve ser claro e objetivo;
- Elaboradas com a ferramenta de tabelas do Microsoft Word (.doc ou .docx);
- Seguir a mesma formatação do manuscrito (margem de 2 cm: superior, inferior, esquerda e direita);
- Traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho e na parte inferior da tabela;
- Título posicionado acima da tabela e alinhado à esquerda com destaque em negrito. Ex: Tabela 1 - Características sociodemográficas dos alunos matriculados em Escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Recife (PE), Brasil, 2025.
- Letra Arial 12 para o título;
- Letra Arial 10 para o texto interno;
- Devem ser numeradas em algarismos arábicos de forma consecutiva ao longo do texto (Tabela 1, Tabela 2, Tabela 3, etc.);
- Devem ser posicionadas o mais próximo possível do trecho do texto que foram mencionadas;
- Descrever a fonte da informação quando se tratar, apenas, de fonte de terceiros. A palavra "Fonte" é seguida de dois-pontos e da referência;
- Os dados devem estar explícitos, separados por linhas e colunas de forma que cada dado esteja em uma célula;
- As notas de rodapé das tabelas devem ser restritas ao mínimo. Essas notas deverão ser indicadas pelos símbolos sequenciais *, †, ‡, §, || e ¶, os quais deverão ser apresentados tanto no interior da tabela quanto em nota de rodapé.
Quadros
- Utilizados para apresentar informações textuais organizadas. O conteúdo deve ser claro e objetivo;
- Elaborados com a ferramenta do Microsoft Word (.doc ou .docx);
- Seguir a mesma formatação do manuscrito (margem de 2 cm: superior, inferior, esquerda e direita);
- Divisões internas devem ser bem demarcadas;
- Título posicionado acima do quadro alinhado à esquerda, com destaque em negrito. Ex: Quadro 1 - Classificação dos estudos de acordo com o autor, ano de publicação, país e tipo de estudo. Recife (PE), Brasil, 2025;
- Letra Arial 12 para o título;
- Letra Arial 10 para o texto interno;
- Devem ser numerados em algarismos arábicos de forma consecutiva ao longo do texto (Quadro 1, Quadro 2, Quadro 3, etc.);
- Devem ser posicionados o mais próximo possível do trecho do texto que foram mencionados;
- Descrever a fonte da informação quando se tratar, apenas, de fonte de terceiros. A palavra "Fonte" é seguida de dois-pontos e da referência;
- O quadro deve ser posicionado o mais próximo possível do trecho no qual é mencionado no texto;
- As notas de rodapé dos quadros devem ser restritas ao mínimo. Essas notas deverão ser indicadas pelos símbolos sequenciais *, †, ‡, §, || e ¶, os quais deverão ser apresentados tanto no interior da tabela quanto em nota de rodapé.
Figuras
- São figuras: gráficos, mapas, desenhos, esquemas, fluxogramas, fotos, dentre outras;
- As figuras devem ser elaboradas possibilitando acesso a planilha interna do programa utilizado;
- Quando possível deve seguir a mesma formatação do manuscrito (margens de 2 cm: superior, inferior, esquerda e direita). Quando não for possível, alinhar ao centro do texto;
- Usar tonalidades da cor verde (cor padrão da REUOL). Referência de cores: verde claro -9EC44D e verde escuro - 5E7C33
- Letra Arial 12 para o título;
- Título posicionado abaixo da figura (não apresentar o título interno) e alinhado à esquerda. Ex: Figura 1 - Dendrograma da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Porto Alegre (RS), Brasil, 2025.
- As figuras devem ser numeradas em algarismos arábicos de forma consecutiva ao longo do texto (Figura 1, Figura 2, Figura 3, etc.);
- A figura deve ser posicionada o mais próximo possível do trecho no qual é mencionada no texto;
- Descrever a fonte da informação apenas quando se tratar de fontes de terceiros com referência completa. A palavra "Fonte" dever ser seguida de dois-pontos e da referência.
3. Carta ao Editor
- Explicitar a justificativa para escolha do periódico, a relevância e contribuições do estudo que justifiquem sua publicação.
4. Declaração de responsabilidade e direitos autorais/Uso de Inteligência Artificial/Contribuições dos autores
Modelo disponível na seção "Sobre" (Documentos).
Original
Envolvem resultados de pesquisas empíricas, de diferentes desenhos metodológicos.
Relato de experiência e/ou inovação tecnológica
Envolve estudos que descrevem experiências (práticas, ensino, pesquisa ou assistência) ou descrição de produtos de inovação tecnológica (desenvolvimento de tecnologias educacionais/outras).
Revisão sistemática
Síntese de evidências sobre determinado assunto, de modo a conter uma análise comparativa dos trabalhos na área, que discuta os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa
Revisão de escopo
Síntese de evidências para mapear sistematicamente a amplitude de evidências disponíveis em um determinado tópico, campo, conceito ou questão.
Revisão integrativa
Síntese de evidências do conhecimento para incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática.
Protocolos
Contribuem para que a comunidade científica possa se atualizar sobre pesquisas em andamento e acompanhar resultados futuros.
Descrevem o planejamento dos estudos de revisão sistemática ou de escopo.
Descrevem o planejamento de estudos clínicos.
Declaração de Direito Autoral
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