EVIDÊNCIAS GEOMORFOLÓGICAS COMO FERRAMENTAS PARA A RECONSTRUÇÃO PALEOGEOGRÁFICA NA MANTIQUEIRA OCIDENTAL MG
Resumo
A bacia do Ribeirão dos Poncianos está situada na região ocidental da Serra da Mantiqueira, porção mineira deste importante compartimento morfoestrutural do Sudeste do Brasil. Na área são evidenciados controles estruturais que influenciam a drenagem e a disposição dos compartimentos do relevo. Além dos controles estruturais sobre a disposição da sedimentação quaternária, também foram estudados os modelados deposicionais que se estruturam em colúvios existentes em algumas vertentes da área de estudo. A análise sedimentológica das amostras destes materiais coluviais e das datas obtidas por LOE (Luminescência Opticamente Estimulada) indicam que esses sedimentos de encostas decorrem de respostas do sistema geomorfológico local a mudanças climáticas que ocorreram durante o Pleistoceno Superior. Suas origens estão vinculadas a movimentos gravitacionais lentos (colúvios) e soterramento de espessos horizontes orgânicos (turfeiras). Os limites entre estas unidades ocorrem na forma de discordância erosiva e deposicional. Os materiais encontrados apresentam características genéticas peculiares e opostas, o que proporcionou, através da análise de suas propriedades deposicionais e formativas, atribuir-lhes como sendo fruto de flutuação climáticas ocorridas ao final do Pleistoceno.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.