A educação ambiental e o papel da horta escolar na educação básica

Autores

  • Janete Webler Cancelier Universidade Federal de Santa Maria- Pós doutoranda do Programa de Pós Graduação em Geografia e professora do curso de Licenciatura em Educação da Campo.
  • Helena Maria Beling Universidade Federal de Santa Maria/ doutoranda do Programa de Pós Graduação em Geografia.
  • Janete Facco Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutoranda em Geografia, no Projeto Rede Guarani/Serra Geral, UFSC (2018/2019).

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.243882

Palavras-chave:

alimentação saudável; interdisciplinaridade; horta urbana; aprendizagem significativa.

Resumo

O artigo apresenta discussões referentes as práticas de educação ambiental vinculadas as atividades de ensino e condutas pedagógicas na construção e manutenção de hortas no espaço escolar. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de um Projeto de extensão, na perspectiva interdisciplinar, estimulando nos alunos a prática de uma alimentação saudável por meio das descobertas, manejo e interação com as diversas fases da construção da horta. As atividades ocorreram em dois anos letivos, sendo o primeiro em 2017 e sequencialmente em 2018, em escolas do ensino fundamental do município de Santa Maria/RS. A estratégia adotada foi o emprego do método indutivo, com abordagem qualitativa. O Projeto Horta na Escola se constitui enquanto instrumento didático – educativo possibilitando um processo de ensino significativo e uma aprendizagem efetiva a partir da relação entre conteúdos e práticas desenvolvidas. Como resultado, observa-se que em uma escola, a área destinada ao cultivo das verduras e legumes ganhou espaço, bem como, estimulou o interesse educativo, permanecendo em vigor no ano letivo de 2018, assim como abarcou mais turmas.

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Publicado

09.08.2020

Como Citar

Cancelier, J. W., Beling, H. M., & Facco, J. (2020). A educação ambiental e o papel da horta escolar na educação básica. Revista De Geografia, 37(2), 199–218. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.243882

Edição

Seção

Artigo Científico