Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Μαθηματικά: epistemologia e educação é uma revista do curso de Licenciatura em Matemática do Campus do Agreste (CAA/UFPE) que publica artigos científicos: sendo relato de pesquisa, discussões teóricas, revisões de ou mapeamento da literatura e resumos de teses e dissertações nas áreas de Matemática e Educação Matemática. A revista, criada no ano de 2021, aceita artigos em português, espanhol, francês e inglês, colaborando com a divulgação internacional de suas publicações.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos submetidos à Μαθηματικά: epistemologia e educação, serão avaliados por duplo-cego, mas antes um análise preliminar verifica a possibilidade de envio para o duplo-cego. A seguir detalhamos as etapas de análise das propostas:
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Uma análise preliminar: realizada pelos editores chefes, compõe-se da análise de compatibilidade do artigo para o escopo da revista, da formatação e limite de páginas do texto encaminhado e possibilidade de plágios. Caso esteja no escopo da revista, dentro do limite de páginas, formatação e sem plágio segue para a análise por pares duplo cego.
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Análise por duplo-cego. Após a análise preliminar, em caso de aprovação nessa fase, o autor receberá email informando o editor responsável pela condução da análise por um par de avaliadores duplo-cego. Os avaliadores serão componentes da Comissão Editorial da Revista e atuam como assessores do editor, recomendando (com ou sem alterações) ou não a publicação. O editor seleciona dois revisores para realização da avaliação do texto. Em caso de divergência entre os pareceres, o artigo é encaminhado a um terceiro avaliador. A distribuição dos artigos para avaliação considera: a disponibilidade do avaliador (que avalia no máximo 4 artigos por ano); a relação do avaliador com o tema e com a abordagem do trabalho submetido à apreciação e a ausência de conflito de interesses. Em casos específicos, a critério da editoria chefe, podem ser convidados a emitir pareceres profissionais ad hoc externos ao Comissão Editorial. A primeira edição de cada ano, listará os consultores Ad hoc, que atuaram no ano anterior.
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Se necessário a editoria encaminhará um parecer unificando os dois pareceres duplo-cego. Ao final da avaliação duplo-cego, o editor enviará resposta ao(s) autor(es) indicando: i) aprovação (publicação conforme apresentado), ii) aprovação com pequenas modificações, iii) nova submissão após grandes modificações, iv) recusa (reprovação para publicação). A ‘aprovação com pequenas modificações’ implica a checagem do material modificado (versão final) pelo editor e/ou, se julgado necessário, pelos avaliadores responsáveis pela análise inicial. A indicação de ‘nova submissão após grandes modificações’ implica, se resubmetido o artigo, o início de um novo processo de avaliação.
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Após aprovação final do texto, a equipe técnica procede a revisão de linguagem, Normas American Psychological Association - APA e Editoração de imagem. Ao final o artigo é enviado para o(s) autor(es) para sua aprovação.
Periodicidade
A Μαθηματικά: epistemologia e educação adota o sistema de publicação contínua. A cada ano civil será publicado um volume.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Fontes de Apoio
a. Esta revista é apoiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Programa Institucional de Suporte aos Periódicos da UFPE.
b. Agradecemos ao artista Bacaro Borges por ceder a arte da capa do 1o volume da revista.
Histórico do periódico
A Μαθηματικά: epistemologia e educação é uma revista do curso de Licenciatura em Matemática do Campus do Agreste (CAA/UFPE) que publica artigos científicos: sendo relato de pesquisa, discussões teóricas, revisões de literatura e resumos de teses e dissertações nas áreas de Matemática e Educação Matemática. A revista, criada no ano de 2022, aceita artigos em português, espanhol, francês e inglês, colaborando com a divulgação internacional de suas publicações.