Percepção socioambiental do equipamento urbano Parque Caiara
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-8052.2024.262522Palavras-chave:
parques urbanos, participação popular, requalificação urbanaResumo
O objetivo deste artigo é avaliar a utilização e percepção socioambiental do equipamento urbano Parque Caiara, localizado na cidade de Recife-PE, junto à população local e transeuntes através da aplicação de questionário semiestruturado. A pesquisa conteve perguntas, fechadas e abertas, e foi realizada junto à população que faz uso do equipamento pelo menos duas vezes na semana e com idade igual ou superior a dezoito anos. Através de abordagem qualiquantitativa foram obtidos dados importantes relativos ao perfil socioeconômico dos usuários, envolvendo faixa etária, grau de escolaridade, modalidade de trabalho, profissão e renda familiar, bem como enumeração dos pontos positivos e negativos do parque e sugestões para melhoria do Caiara. Além disso, pôde-se analisar a percepção ambiental dos usuários com relação à questão da poluição hídrica, uma vez que o parque é cortado pelo riacho do Cavouco que desagua no rio Capibaribe. Desta forma, foi possível coletar e discutir dados relevantes para proposta de requalificação eficaz do equipamento. Como resultado constatou-se que o local apresenta importância significativa na esfera ambiental, sociocultural e esportiva com diversas instalações de esporte e lazer. Porém, para que o Caiara se consolide como equipamento urbano de referência, fazem-se necessárias a adequação e proposição de novos mobiliários urbanos, usos e serviços adequados às reais necessidades da comunidade a partir da escuta da população local e transeunte usuária do parque.
Referências
Bezerra, A., Santos, T. M., Silva, C. E. M.. Parques Urbanos: proposta de elaboração de índice de qualidade como subsídio à gestão. Revista Metodologias e Aprendizado, v. 6, p. 467-482, 2023. doi: 10.21166/metrape.v6i.3820
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Global, 1994.
Dumazedier, J. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1974.
Ferreira, M. L.; Pereira, E. E.; Monteiro, P. Ciclagem de nutrientes numa floresta urbana no município de São Paulo, SP. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, v. 2, n. 2, p. 1-17, 2014. doi: https://doi.org/10.17271/23178604222014709
Gomes, R. M. O lazer e as práticas culturais: da ética do trabalho à estética do consumo. In: Olhares sobre o lazer. Coimbra: CEB, p. 11-23, 2007.
Guest, A.; Bunce, A.; Johnson, L. How Many Interviews are Enough? An experiment with data saturation and variability. Field Methods, v. 18, n. 1, p. 59-82, 2006. doi: https://doi.org/10.1177/1525822X05279903
Lamano-Ferreira, A. P. N.; Ferreira, M. L.; Francos, M. S. et al. Espaços residenciais urbanos e suas implicações na conservação da biodiversidade. In: Benini, S. M.; Rosin, J. A. R. G. (Eds.), Estudos Urbanos: uma abordagem interdisciplinar da cidade contemporânea. Tupã: ANAP, p. 349-362, 2015.
Matsudo, S. M.; Matsudo, V. K. R.; Barros Neto, T. L. Efeitos benéficos da atividade física na aptidão
física e saúde mental durante o processo de envelhecimento. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 5, n. 2, p. 60–76, 2012. doi: https://doi.org/10.12820/rbafs.v.5n2p60-76
Prefeitura da Cidade de Recife. Serviços para o cidadão. Recife: 2023. Disponível em: https://www2.recife.pe.gov.br/servico/iputinga?op=NTI4Mg==. Acesso em: 15 nov. 2023.
Thiry-Cherques, H. R. Saturação em pesquisa qualitativa: estimativa empírica de dimensionamento. Revista Brasileira de Pesquisas em Marketing, v. 3, p. 20-27, 2009.
UNICEF. Importância da educação ambiental: o papel das escolas na educação climática. 2022. Nova York: UNICEF, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simone de Paula Silva, Maria do Socorro Bezerra de Araújo, Ronaldo Faustino da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.



















