Transporte urbano racional e sustentável: elementos para uma matriz de ações administrativas e organizacionais

elementos para uma matriz de ações administrativas e organizacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-8052.2024.262658

Palavras-chave:

Transporte Urbano, Preservação Ambiental, Mobilidade Urbana

Resumo

Na busca por mecanismos de mitigação ou controle dos agentes poluentes do meio ambiente, governos e demais organismos têm buscado alternativas para mitigar as emissões de gases de efeito estufa. Este texto enfatiza a queima de combustíveis fósseis por veículos particulares como uma questão-chave e propõe ações para a racionalização do sistema de transporte urbano. As medidas incluem otimização e aprimoramento do sistema existente (medidas proativas) e restrições a práticas prejudiciais ao meio ambiente (medidas restritivas). Com o suporte das tecnologias da informação e comunicação, espera-se que o modelo proposto proporcione elementos como visão global e tempestiva do cenário da mobilidade urbana nos grandes centros, de forma a possibilitar ações orientadas para o apoio a decisões que levem à racionalização do tráfego, em especial, por meio da otimização dos recursos existentes.

Biografia do Autor

Romildo Garcia Brusiquese, Universidade de Brasília

Graduado em Engenharia Civil (FESP/UEMG), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (Unifran), MBA em Gestão Empresarial (FGV-SP), mestrado e doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Universidade de Brasília - UnB). Contatos autor correspondente: Cel./WhatsApp: (16) 99230-2775 - e-mail: brusiquese@outlook.com

Larissa Garcia Ferreira, Universidade Federal do Esp´írito Santo

Graduada em Engenharia Florestal (UFLA); mestrado em ciências florestais - manejo de recursos naturais, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

2024-07-12

Edição

Seção

Ensaios, Resenhas e Entrevistas