Processo de avaliação por pares

Os manuscritos submetidos à Estudos de Sociologia passam por duas etapas preliminares. Na primeira, verifica-se adequação aos critérios da revista (número de caracteres, titulação, entre outros), plágio e autoplágio, foco e escopo. Na segunda etapa, chamada "triagem", sob responsabilidade de um/a Editor/a, verifica-se se o texto é uma contribuição inédita, relevante, pertinente e adequada ao perfil da revista. O texto deve apresentar caráter analítico, estrutura argumentativa coerente, e corresponder às normas habituais de um artigo científico. Caso não atinja todos esses critérios, a submissão é recusada.

Quando atende a esses critérios, o texto é encaminhado para pareceristas ad hoc, que emitem pareceres de mérito de acordo com formulário de avaliação padrão. As avaliações são realizadas por pelo menos dois(duas) pareceristas ad hoc especialistas no tema, pelo método Double Blind Review ou avaliação duplo-cega. 

Após aprovação final do artigo, uma vez terminada a avaliação duplo-cega, o texto passa por uma rodada de revisão e adequação. Autores/as poderão revisar o texto nesse momento, porém, é vedada qualquer alteração no artigo, exceto se estritamente necessária e se não incorrer em mudança substantiva do conteúdo ou da escrita. Por fim, o artigo é diagramado e encaminhado para publicação.

 O tempo aproximado para artigos rejeitados na fase de triagem é de 2 meses, enquanto o tempo médio de avaliação das submissões que passam para pareceristas ad hoc é de 6 (seis) meses e o de publicação dos artigos aprovados é de 9 (nove) meses.