Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista Tópicos Educacionais, vinculada ao Centro de Educação da UFPE, publica artigos e ensaios originais nacionais e internacionais na área de Educação.
Tem como objetivo primordial divulgar a produção científica direta ou indiretamente relacionada à educação, publicando manuscritos inéditos que contribuam para o avanço do conhecimento na área e fomentem a realização de novos estudos e pesquisas, bem como temos, desde 2020, uma seção destinada a Relatórios aprovados de Pesquisa.
Tópicos Educacionais é editada em português, em versão on-line, e recebe submissões, em fluxo contínuo, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês. Adota em seu processo editorial a avaliação por pares duplo-cega
A RTE é uma publicação de acesso aberto e que tem por público-alvo pesquisadores da área da educação, professores da educação básica e superior, bem como educadores em formação, promovendo reflexões teóricas e práticas que visam contribuir com a cultura de pesquisa educacional.
O periódico considera o grau mínimo de doutor (ou em doutoramento) para autores interessados na submissão de artigos. No caso coautorias, um dos autores deve, necessariamente, possuir o referido título. A RTE mantém um intervalo de 1 ano para publicar artigo de um(a) mesmo(a) autor(a).
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos submetidos a RTE serão selecionados inicialmente por membros da Comissão Editorial que realizará uma avaliação inicial examinando adequação às normas e ao foco da Revista, bem como se há indícios de autoria, isto porque para a avaliação é imprescindível o anonimato. Para tanto sugere-se a partir da ferramenta “Propriedades do documento” a seguinte sequencia: “Arquivo” do MS Word ou da ferramenta “Preferências do documento”, “remover informações pessoais ao salvar o arquivo e em qualquer outra parte do manuscrito enviado.
Uma vez estando de acordo com o pré-estabelecido, os textos serão encaminhados para, no mínimo, dois avaliadores especialistas da temática, pertencentes a instituições distintas a do autor/es proponente/es, e que estejam vinculados a programas de Pós-Graduação em Educação, podendo ser membro efetivo da revista ou pareceristas ad hoc, garantindo-se, com isso, o processo de avaliação duplo cego.
Ao considerar pareceristas de instituições diferente do(s) avaliadores/pareceristas, declararão a inexistência de conflito de interesse e a disponibilidade ou não para realizar a avaliação. No caso de recusa, outro avaliador é acionado para o parecer científico.
A avaliação dos artigos, pelos pareceristas, levará em consideração originalidade, consistência teórica e metodológica, coerência e coesão textual a partir da norma culta, resultados alcançados e a relevância para a área da Educação. Tais critérios, estão em formulário de avaliação, a disposição do parecerista dentro do sistema.
Para a publicação do artigo, serão necessárias pelo menos duas avaliações positivas. Assim sendo, no caso de uma negativa, encaminha-se o artigo à avaliação de outro parecerista para finalizar o processo avaliativo. Caso o terceiro avaliador considere o artigo não publicável, este será rejeitado.
Após a avaliação, o/s autor/es receberá/ão todos os pareceres emitidos. Os artigos aprovados sem ressalvas serão enviados para o Comitê Científico Editorial, que poderá demandar ajustes ou encaminhar para editoração sem ressalvas. Caso o texto necessite de modificações, estas serão enviadas, via notificação por e-mail, aos autores que decidirão se farão para, assim, dar continuidade ao processo de publicação. Caso os ajustes sejam realizados no prazo definido pelo editor, o artigo será novamente avaliado por membro do Comitê Científico Editorial que, a depender do cumprimento ou não das alterações solicitadas, decidirá, de maneira final, pela publicação ou não do artigo.
Há que se ressaltar que os autores e autoras estão responsáveis pela normalização e correção do português, ficando com a RTE a responsabilidade de avisar quando tais aspectos se fizerem imperativos. O mesmo ocorrerá com os resumos em outras línguas.
OBS1: Não publicamos artigos apresentados em eventos científicos.
OBS2: O tempo para avaliação das submissões será de até 3 (três) meses.
OBS3: A revista aceita a tradução de textos publicados originalmente em línguas diferentes do português, desde que atendam aos critérios de avaliação para publicação e sinalizem a ação, contendo o dados da publicação original.
OBS4: Como parte de nossa política editorial, a RTE não aceita submissões de trabalhos que tenham sido previamente divulgados em plataformas de pré-publicação (preprints).
OBS5: Ao sinalizarem a concordância com os termos descritos nas Diretrizes para Autores, localizadas na página Sobre a Revista, no ato da submissão do manuscrito, os autores declaram ser inteiramente responsáveis pela verificação da conformidade da submissão em relação a todos os itens listados, sobretudo no que versa a originalidade do artigo.
OBS6: Está vedada aos autores a publicização integral ou parcial do artigo antes da finalização do processo de publicação definitiva pela RTE.
Periodicidade
Até o ano de 2023, a Revista Tópicos Educacionais adotava a periodicidade semestral. A partir de 2024, adotou a política de fluxo contínuo.
Política de Acesso Aberto
Tópicos Educacionais é um periódico de Acesso Aberto. Significa que todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente e de forma imediata, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença Creative Commons aplicada ao conteúdo publicado.
Esta declaração está de acordo com a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI) de acesso aberto.
Sobre política editorial de autoria e má conduta autoral e de avaliação
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A RTE não aceita a inserção de autores depois de avaliação positiva dos pareceristas. A Revista orienta que somente constem como autores as pessoas que contribuíram com o texto, sendo por isso imprescindível que se explicite qual a sua contribuição.
Uma vez detectada qualquer tipo de má conduta editorial (plágio, usos de dados de forma antiética, fabricação de resultados, mal uso de citações, republicação, e demais práticas execráveis no meio científico), a RTE, por meio de seu corpo editorial, encetará uma investigação e uma vez detectada a prática, interromperá o processo editorial e, no caso de artigos já publicados, retirará o artigo da edição, comunicando de imediato as partes envolvidas. Seguindo, para tanto, as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (COPE) publicado em http://publicationethics.org.
No caso de detecção de avaliação feita por parecerista com comprovado interesse, seja para prejudicar ou beneficiar a autoria, a RTE encaminhará o artigo para outro/a avaliador/a, ficando o/a parecerista excluído de futuros pareceres do periódico.
Arquivamento
A Tópicos Educacionais utiliza o sistema LOCKSS para preservação digital do conteúdo publicado. O arquivamento é realizado pela Cariniana, Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital, sendo possível consultar seu status de arquivamento na Página do ISSN, através da Agência de Arquivamento The Keepers.
Os arquivos dos artigos Tópicos Educacionais também são preservados mediante armazenamento no servidor da Universidade Federal de Pernambuco, além da preservação em HD externo no Centro de Educação.
Taxas
A Tópicos Educacionais não cobra taxas para submissão, avaliação, publicação ou processamento de artigos (APCs). Nenhuma taxa é cobrada dos autores para publicar ou dos leitores para ler.
Financiamento e recursos
Esta revista é mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco e conta com o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) da mesma universidade, por meio do Programa Institucional de Suporte aos Periódicos da UFPE.
Sponsors
Esta revista é mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco e conta com o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) da mesma universidade, por meio do Programa Institucional de Suporte aos Periódicos da UFPE.
Histórico do periódico
Sobre a Revista Tópicos Educacionais
A Revista Tópicos Educacionais foi criada em 1977 pelo professor Fernando Antonio Gonçalves do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco que contou a época, com o apoio do seu diretor, o professor Itamar de Abreu Vasconcelos. Fruto de um boletim informativo que já circulava no centro e que registrava as atividades desenvolvidas, a Revista foi ganhando espectro e hoje com 43 anos de existência e com publicações regulares e ininterruptas desde 2012 consta como uma das mais antigas do país. Foram anos buscando acompanhar as tendências da divulgação científica e neste sentido encontramos em cada um dos números aspectos que dão a ver elementos constitutivos da edição e sedição de periódicos acadêmicos brasileiros.
O primeiro número foi dedicado à expansão do ensino superior em Pernambuco, bem como aos fundamentos da Educação. Tais temas foram reverberados em outras edições que contou também com artigos na área de psicologia da educação, a exemplo daqueles dedicados ao pensamento de Freud e Piaget; à política educacional, com textos dedicados aos partidos políticos, sindicatos, movimentos sociais, Estado, entre outros; filosofia da educação com análises do pensamento de Rousseau, Dewey, Kant, Herbart, para além de outros filósofos cujas ideias contribuem com o pensamento educacional.
O ano de 1985 foi um marco na edição da revista, pois contemplou artigos dos professores do, já consolidado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufpe. Os artigos eram de avaliação de sua proposta e produção, o que desencadeou já no ano de 1986 um número dedicado somente às teses e dissertações do referido programa. Este tipo de dispositivo editorial manteve-se em números subsequentes, fazendo do periódico um portfólio das produções do centro, mais especificamente do programa que a época contava com 7 anos.
Foi em 1989 que a revista começou a publicar a modalidade resenha. Para além dela, encontramos textos na área de didática, como àqueles dedicados aos trabalhos nas escolas pernambucanas; na área de ensino, tais como ensino de física e matemática; na área de linguagem, com destaque para os dedicados a relação entre língua e cultura nacional e na área de economia e educação, especialmente sobre os reflexos da divisão social do trabalho nas instituições escolares.
No ano de 1990 tivemos a tentativa de edição de dois números anuais, tentativa que se repetiu em 1997, mas que apenas se consolidou em 2013. Foi no ano de 1990, ainda, que o tema da educação de jovens e adultos (EJA) começou a ser tratado na revista, da mesma forma que objetos como pré-escola e organizações não governamentais (ONG’s). Neste sentido, são muitos os autores que começam a despontar no cenário acadêmico e científico de modo a ter, na revista, um canal para expor o resultado de suas pesquisas, análises e interpretações.
Não raro temos artigos que contempla a educação no estado de Pernambuco, em seus três níveis, e o que hoje poderíamos considerar endogenia a época foi tratado como estudos autoavaliativos que revelavam aspectos positivos e negativos possivelmente orientadores de políticas públicas locais. Foi ainda na década de 1990 que temas como informática na escola, infância, educação infantil, gênero e sexualidade, fracasso escolar, cinema, música e educação, escola integrada, gestão escolar, metodologias de pesquisa em educação, para além da inauguração da uma sessão dedicada a relatos de experiência, também constaram nas páginas do periódico, configurando-o como um suporte atualizado com o campo.
Vale ressaltar que em 1996, organizado por Ednar Carvalho Cavalcanti, houve um número especial (12) que registrou e colocou “em debate projetos empreendidos pelo Centro de Educação que [vinha] se orientando pelo desafio de enfrentar as questões próprias dos cursos de formação de professores à luz daquelas que caracterizam o mundo do trabalho, onde se concretiza a atividade profissional do educador.”
Ressaltamos também que em 1998 houve um número inteiramente dedicado às mulheres que considerou publicar trabalhos apresentados no I Seminário Educação e Contemporaneidade coordenado pela professora Leda Dantas. Tal número decorreu em alusão ao Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher, bem como da IV Conferência Mundial sobre a Mulher, com sua respectiva Declaração e Plataforma de Ação, ocorrido em Beijing, China, em 1995.
Em decorrência do tempo histórico e de tudo que dele derivou, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) o Centro de Educação da UFPE optou por suspender temporariamente a edição do periódico, retomando-a em 2007. Neste ano, o número (17) apresentou “uma diversidade de temas e perspectivas, denunciando um campo ao mesmo tempo fértil e tenso, bem como apontando os novos rumos que agora se anunciam”, conforme anunciou Abranches na apresentação da edição. Ainda segundo ele foram “[...] seis artigos que discutem temáticas específicas, abrangendo da discussão sobre as reformas curriculares e suas diferentes significações para os atores envolvidos, até a relação histórica entre educação e religião no Brasil, passando pela análise do impacto do uso da tecnologia na aprendizagem e a configuração do currículo diante da complexidade da cultura. Todo este caminho tem a formação dos profissionais da educação como sua base, reafirmando deste modo o compromisso do Centro de Educação no seu fazer pedagógico.”
Em 2012 a Revista Tópicos Educacionais, considerando os normativos dos periódicos científicos vigentes, buscou atender as tendências e normas editoriais pré- estabelecidas, e ganha, com isso, uma nova estrutura. Desta feita, em suporte eletrônico, exogenia, número temático, plataforma digital, indexação e avaliação por pares. Foi no número dezoito que tivemos a edição especial dedicada à Educação Matemática que apresentou “[...] versões revisadas e ampliadas de artigos publicados nos anais da XIII CIAEM, [...] com organização local do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica –EDUMATEC”, conforme registra Alfredo Gomes. Neste número constam autores nacionais e estrangeiros, práticas estas que passam a fazer parte da sua dinâmica editorial.
Já m 2013 a Revista Tópicos Educacionais reuniu um conjunto de artigos sobre a temática Educação Superior, Políticas e Docência. São textos de questões candentes do campo da educação superior, produzidos por pesquisadores situados em diferentes países e instituições, bem como artigos que debatem políticas e questões fundamentais da avaliação da educação no Brasil. Foi neste ano que Paulo Freire apareceu como objeto de estudo em artigo, assim como autores e temáticas internacionais passaram a constar nas páginas de maneira mais sistemática, e, um número temático dedicado a Avaliação educacional foi publicado.
De igual modo em 2014 foi publicado dossiê sobre as relações étnicos-raciais e educação. Tinha-se, conforme Alfredo Gomes “[...] a intenção de contribuir para fortalecer e estimular a realização de pesquisas, assim como para a formação de grupos de pesquisa sobre temática de fundamental importância para o conhecimento de nossa própria identidade como povo, a partir de perspectiva consistente, democrática e antirracista”. Nesta edição o tema alfabetização e letramento é ratificado no periódico.
Os números do ano de 2015 são compostos por artigos diversificados que tratam de temas ligados a História da Educação, com estudos de casos dedicados aos estados do Pará, Piauí, Ceará, Paraíba, Sergipe, para além de Pernambuco, bem como politicas educacionais de juventude, educação e comunicação, educação profissional, currículos nômades e educação audiovisual, temáticas essas que também são focos de análises em artigos nos anos posteriores que também contemplam temáticas da qualidade da educação, planejamento educacional, educação superior, avaliação em larga escala, povos indígenas e ensino, instituições educativas, livros didáticos, direitos a cidadania, gastos na educação e extensão universitária.
Em 2019, sob nova direção, o seu Comitê Cientifico Editorial, preocupado em cumprir sistematicamente com as regras estabelecidas pelo Qualis periódicos, reconfigura seu corpo editorial e de pareceristas, bem como incorpora elementos próprios da difusão científica na tentativa de fazer jus a sua história de quase meio século e qualificá-la da melhor forma possível. Para tanto nos comprometemos com sua exogenia, periodicidade e qualidade acadêmica.
Para além das contribuições valorosas dos membros do Comitê Científico da RTE, em meio ao processo de reconfiguração, a revista contou ainda com o apoio da Pró-reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologias da Informação (PROCIT), bem como do Departamento de Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação (DFSFE), do Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), e do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional que compõem o Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.
Com os melhores cumprimentos,
Os Editores
Recife, outono de 2020.