A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão

Ana Paula Neves Rodrigues, Cláudia Araujo de Lima

Resumo



O presente artigo teve por objetivo, realizar uma breve exposição acerca da história das pessoas/estudantes com deficiência, para entender os “reflexos” no campo educacional, assim como, levantar a importância trazida através da garantia de Direitos tangentes a essa população, até então, antes esquecida. Atualmente, a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é respaldada através de leis, documentos internacionais e políticas voltadas à inclusão, que subsidiarão o texto do referido artigo e que respaldam, tanto o acesso como a permanência de estudantes com deficiência. Entender a história das pessoas/estudantes com deficiência, ao longo dos tempos, torna-se valoroso, pois, as lutas e a garantia dos seus direitos “provocam” possibilidades de mudanças para o contexto educacional de uma forma geral. Afinal, TODOS possuem o direito à educação, mediante a qualidade de ensino, que foi por muito tempo, negada à grande parte da população.

Pessoas com Deficiência. Educação Especial. Educação Inclusiva. Direitos Humanos

The history of the disabled people and the special education in times of inclusion

Abstract

The present article’s had as objective to accomplish a short exposition about the history of the disabled people/students to understand the reflections in the educational field, as well as, to bring up the importance throughout the guarantee of the rights tangents to the population, theretofore forgotten. Nowadays, the Special Education in the Inclusive Education Perspective is supported through the law, international documents and policies aimed at the inclusion, for them will be given the subsidies to this article and also back up both the access and the stay of the disabled students. To understand the history of the disabled people/students over times become so relevant for the fights and the assurance of their rights that provoke possibilities of changes to the educational context in a general way. After all, ALL have the right to education, through the teaching quality, that a long time was denied to the most of the population.

Disabled People. Special Education. Inclusive  Education. Human Rights

 




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