A adaptação do poema "Quadrilha", de Drummond, para os quadrinhos: uma experiência com licenciandos de pedagogia da UFRPE

Autores/as

  • Bruno Fernandes Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

Histórias em Quadrinhos, Pedagogia, Teoria da adaptação, Arte, Educação

Resumen

A linguagem das hisórias em qadrinhos é reconhecida como um importante recurso didático-pedagógico qe pode ser utilizado em qalqer nível de ensino. Para qe o professor possa utilizá-lo de modo efcaz em sala de aula é necessário qe o mesmo conheça os elementos qe esruturam seu repertório esético-narrativo. Nese artigo apresentamos os resultados de uma atividade desenvolvida na disciplina Hisórias em Quadrinhos e Educação, minisrada no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, cujo objetivo foi o de adaptar o poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade, para a linguagem dos qadrinhos.

Citas

ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma Poesia. 120 p. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

BARBOSA, Ana M. Inqietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

_____. Arte na educação: interterritorialidade, interdisciplinaridade e outros inter. In: Visualidades: Revisa do Mesrado em Cultura Visual, v. 3, n. 1. jan-jul/2005. Goiânia: UFG.

_____. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspeciva, 1988.

BARROS, Diana L. P. de & FIORIN, José Luiz (Orgs.). Dialogismo, polifonia e intertextualidade. Ensaios de Cultura, 7, 2a Edição. São Paulo: Edusp, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte . Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Minisério da Educação e do Desporto. Referencial curricular

nacional para a educação infantil. Minisério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.Brasília: MEC/SEF, 1998.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: UFSC, 2011.

MOYA, Àlvaro de (org.). 1977. Shazam!. São Paulo: Perspeciva. PAIVA, Fábio da Silva. Hisórias em Quadrinhos na educação. Salvador: Quadro a Quadro, 2017.

PITOMBO, Heitor. Literatura e qadrinhos: uma relação onde não exise crise. In: Discutindo Literatura. Especial Quadrinhos. São Paulo: Escala Educacional, n. 5, 2008, p.7-11.

RAMA, A. e VERGUEIRO, W (Orgs.). Como usar as hisórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2012.

RAMOS, P. Histórias em Quadrinhos na formação de professores:

uma discussão necessária. In PEREIRA, S. e TOSCANO, M. (Eds.) 3º Congresso Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas. Lisboa, CECS – Universidade do Minho: 2015.

SÁ, Joane Leôncio de. Sobre a adaptação dos clássicos literários para os qadrinhos: uma análise do “caso” Policarpo

Quaresma. Dissertação de Mesrado. Universidade Federal de

Pernambuco. Centro de Artes e Comunicação. Letras, 2013.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003.

VILLAÇA, Alcides. Drummond: primeira poesia. USP. São Paulo: Editora 34, 2002.

Publicado

2021-11-13