Criações narrativas nos jogos eletrônicos

Autori

  • Amanda Freitas Ramos Universidade Federal de Pernambuco. UFPE
  • Ermelinda Maria Araújo Ferreira Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Parole chiave:

Narrativas digitais, Games interativos.

Abstract

A necessidade de se contar histórias está presente na humanidade desde os tempos mais primórdios, e discorria sobre diversos temas, de acordo com seu período histórico. Essa necessidade, que primeiro chegou através da comunicação oral, logo evoluiu para a escrita e atualmente existem incontáveis livros que contam milhares de diferentes histórias. Mas a narrativa não está só presente na linguagem oral e escrita como se é conhecido. A narrativa nos jogos eletrônicos estava presente desde a década de 70 e essa mesma narrativa mostra que também é possível criar uma boa história em que o jogador, fazendo o papel de leitor, possa interagir e modificá-la. Vários temas e repertórios surgiram, acompanhando os gêneros literários: romances de amor, aventuras históricas, ficções científicas, policiais, thrillers, e até mesmo histórias introspectivas e poéticas.

Biografie autore

Amanda Freitas Ramos, Universidade Federal de Pernambuco. UFPE

Bolsista PIBIC/CNPq 2018

Ermelinda Maria Araújo Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Professora Orientadora

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Pubblicato

2021-11-13