Desassossego, de fernando pessoa: da estrutura protohipertextual ao hipertexto virtual
Parole chiave:
Fernando Pessoa, Livro do Desassossego, Hipertexto, Literatura EletrônicaAbstract
Neste trabalho pretendemos abordar o percurso do Livro do Desassossego (1913), de Fernando Pessoa, analisando desde a sua estrutura fragmentária original – que consideramos “protohipertextual” – até a estrutura fragmentária hipertextual da proposta lançada por Manuel Portela cem anos depois, denominada Arquivo LdoD – nenhum problema tem solução (2013). Pretendemos pontuar nas duas obras os modos de interação entre o leitor e o texto, e os adendos, na versão contemporânea, dos recursos midiáticos como animações e multimídias, que redundam num redimensionamento das possibilidades colaborativas com o leitor, já presentes no livro em seu formato original. É indubitável que a dimensão física do texto limita a forma de manuseio e de recepção. Por isso, a liberdade implicada no meio virtual permite ao leitor ultrapassar as configurações autorais mais restritivas do livro impresso, tornando possíveis as propostas de mobilidade e manipulação potencialmente inerentes ao Livro do Desassossego impresso, tal como o concebeu, visionariamente, Bernardo Soares, o semi-heterônimo de Fernando Pessoa.
Riferimenti bibliografici
ABDALLA JÚNIOR, B. & M. A. P. História Social da Literatura Portuguesa. São Paulo: Ática, 1994.
ARIAL, L. Hipertexto, Literatura e Fernando Pessoa. In: Tabacaria n.º 5, Lisboa: Casa de Fernando Pessoa,1997. BURKE, P; BRIGGS, A. Uma História Social da Mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
CASTELLS, M. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003.
_____. A Sociedade em Rede. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.
CHARTIER, Roger. A Aventura do Livro: do Leitor ao Navegador. São Paulo: Unesp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.
COELHO, J. Camões e Pessoa, Poetas da Utopia. Europa-América: Editora Mem Martins, 1983.
CUNHA, A. Memorial do Desassossego: Breve História da Edição do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. (Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa).
DUARTE, L. F. Pequeno Dicionário de Termos da Crítica Textual. Lisboa, 1997.
FERREIRA, Ermelinda Maria Araujo. Motivos Medievais em Molduras Hipertextuais, in: Revista Hipertextus Digital. Recife: vol. 1, 2007.
GIMÉNEZ, D. Fragmentación y Ediciónenel Libro del Desassossego. In: MatLit, Volume 1, Número 1, 2013, pp. 57-73.
GENETTE, Gerard. Palimpsestes. Paris: Seuil, 1982.
HAYLES, N. Katherine. Eletronic Literatura: News Horizons for the Literary. Indiana: University of Notre Dame Press, 2008.
HEMINGWAY apud MOSCOVICH, C. De Poe a Piglia: Em Busca das Teorias sobre o Conto e o Encontro de uma Gramática do Silêncio. In: Revista Veredas, v. 8, n. 124, out. 2006.
LÉVY, P. O que é o Virtual? São Paulo: Editora 34, 2003.
_____. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Editora. 34, 1993.
_____. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LEMOS, A. Cibercultura – tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
MANOVICH, L. The Language of New Media. Cambridge: The MIT Press, 2000.
MAINGUENEAU, Dominique. O Contexto da Obra Literária. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
MOISÉS, L. P. Apontamentos sobre a Poética do Fragmento na prosa de Bernardo Soares. In: Um Século de Pessoa. Encontro Internacional do Centenário de Fernando Pessoa. Lisboa, Abril de 1989, p. 84-87.
MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: O Futuro da Narrativa no Ciberespaço. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
PAZ, Octavio. O Desconhecido de Si Mesmo. In: Signos em Rotação. São Paulo: Perspectiva, 1996.
PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego. 2 volumes. Prefácio e organização de Jacinto do Prado Coelho. Recolha e transcrição dos textos de Maria Aliete Galhoz e Teresa Sobral Cunha. 2ª ed., Lisboa: Ática, [1982] 1997.
_____. Livro do Desassossego composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. Ed. Richard Zenith. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
_____. Livro do Desassossego. Tomos I e II. Ed. Jerónimo Pizarro. Lisboa: INCM, 2010.
_____. Livro do Desassossego composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. Ed. Richard Zenith. Lisboa: Assírio & Alvim, 2011.
PORTELA, M. Nenhum Problema tem Solução: um Arquivo Digital do Livro do Desassossego. In: MatLit, Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura. Vol. 1, n.1, 2013.
SANTAELLA, L. Culturas e Artes do Pós-Humano: Da Cultura das Mídias à Cibercultura. São Paulo: Editora Paulus, 2003.
SIMÕES, João Gaspar. Cartas de Fernando Pessoa a João Gaspar Simões. Lisboa: Publicações Europa-América, 1957.
SOUZA, C. Vicente Guedes e Bernardo Soares: Para Além do Desassossego. In: Revista Cultura ENTRE Culturas. Lisboa: 2011, p.186-191.