THE USE OF DRONE IN THE ACQUISITION OF DIGITAL IMAGES TO ESTIMATE VEGETATION INDICES OF WINE GRAPE

Carlos Eduardo Santos de Lima, Hévila M. de Lima Silva, Robson J. A. Brandão, Valéria S. de O. Costa, Magna S. B. de Moura, Josiclêda D Galvíncio

Abstract


Na agricultura de precisão (AP), os veículos aéreos não tripulados (UAV) são capazes de identificar com maior confiabilidade as possíveis condições edaclimáticas das cultivares, auxiliando em novas estratégias de manejo, bem como a detecção de problemas com manchas de ervas daninhas e infestação. A eficácia do uso de dados de sensoriamento remoto depende, em grande medida, do conhecimento que o intérprete ou analista tem de seu objeto de estudo, refletindo a maior assertividade do monitoramento das cultivares. A capacidade dos drones para realizar vôos autônomos é uma ferramenta valiosa no setor agrícola, devido à capacidade de roteamento rápido, juntamente com o baixo custo e fácil manuseio. O objetivo deste trabalho foi estimar o índice de vegetação a partir de imagens obtidas na faixa espectral da luz visível e medir o dossel de duas variedades de uva (Syrah e Chemin Blanc) de dois tipos de sistemas de condução (Espaldeira e Lira). A área de estudo está localizada no Campo Experimental de Bebedouro, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola - Embrapa Semiarido, localizada no município de Petrolina, Estado de Pernambuco. Foi possível estimar o índice de vegetação em diferentes parâmetros. Foi avaliado que a Polpa possui um conteúdo de cobertura vegetal mais significativo do que a Lira. Além disso, os parâmetros utilizados foram conclusivos para a análise da cobertura vegetal do "Vinho da uva". A área de estudo está localizada no Campo Experimental de Bebedouro, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola - Embrapa Semiarido, localizada no município de Petrolina, Estado de Pernambuco. Foi possível estimar o índice de vegetação em diferentes parâmetros. Foi avaliado que a Polpa possui um conteúdo de cobertura vegetal mais significativo do que a Lira. Além disso, os parâmetros utilizados foram conclusivos para a análise da cobertura vegetal do "Vinho da uva". A área de estudo está localizada no Campo Experimental de Bebedouro, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola - Embrapa Semiarido, localizada no município de Petrolina, Estado de Pernambuco. Foi possível estimar o índice de vegetação em diferentes parâmetros. Foi avaliado que a Polpa possui um conteúdo de cobertura vegetal mais significativo do que a Lira. Além disso, os parâmetros utilizados foram conclusivos para a análise da cobertura vegetal do "Vinho da uva". 


Keywords


UAV; Remote Sensing; Wine Grapes; Petrolina.

References


Boratto, I.M.P, Gomide, R.L. 2013. Aplicação dos índices de vegetação NDVI, SAVI e IAF na caracterização da cobertura vegetativa da região Norte de Minas Gerais. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – SBSR. 2013, Foz do Iguaçu. Anais, INPE, 7345-7352.

Carbonneau, A. 1991. Etude écophysiologique dês principaux systèmes de conduite interêt qualitatif et économique des vignes en Lyre: premières indications de leur comportement en situation de vigueur élevée. Anais do Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia.

Chaves, E. S. 2005. Influência do sistema de condução do vinhedo no índice de polifenóis totais, teor de antocianinas e intensidade de cor de uvas Cabernet Sauvignon (Vitis Vinifera L.). Monografia de Graduação de Química da Universidade de Santa Catarina, Florianopolis, Santa Catarina.

González-Neves, G., Balado, J., Barreiro, L., Bochicchio, R., Gatto, G., Gil, G., Tessore, A. 2003. Efecto de algunas prácticas de manejo Del vinedo y de la vinificación en la composición fenólica y color de los vinos tintos. X Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia, 43 – 54.

Mahajan, U., Bundel, B. R. 2016. Drones for Normalized Difference Vegetation Index (NDVI), to Estimate Crop Health for Precision Agriculture: A Cheaper Alternative for Spatial Satellite Sensors. International Conference on Innovative Research in Agriculture, Food Science, Forestry, Horticulture, Aquaculture, Animal Sciences, Biodiversity, Ecological Sciences and Climate Change

Primicerio, J., Di Gennaro, S.F., Fiorillo, E., Genezio, L., Lugato, E., Matese, A., Vaccari, F. P. 2012. A flexible unmanned aerial vehicle for precision agriculture. Precision Agriculture 13, 517.

Regina, M.A., Peeira, A.F., Alvarenga, A.A., Antunes, L.E.C., Abrahão, E., Rodrigues, D.J. 1998. Sistemas de condução para a videira. Informe Agropecuário 19, 28-33.

Silva, D.C., Toonstra, G.W.A., Souza, H.L.S., Pereira, T.A.J. 2014. Qualidade de Ortomosaico de imagens de VANT processados com os softwares APS, PIX4D e Photoscan. In: V Simpósio Brasileiro De Ciências Geodésicas E Tecnologias Da Geoinformação, 5. 2014, Recife. Anais. Recife: UFPE, 747-54.




DOI: https://doi.org/10.29150/jhrs.v7i5.23527

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2017 Journal of Hyperspectral Remote Sensing

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.