Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Ao pé da Letra tem como objetivo estimular e valorizar a escrita acadêmica dos(as) futuros(as) professores(as) e pesquisadores(as) nas áreas de Letras, a fim de legitimar a escrita acadêmica em línguas materna e estrangeira e divulgar as pesquisas realizadas em diferentes instituições de ensino superior no Brasil, possibilitando o intercâmbio entre discentes e docentes da graduação. O público alvo da Revista Ao Pé da Letra consiste, dessa forma, em graduandos(as) das mais diversas áreas de Letras.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos enviados para publicação são submetidos a dois pareceristas - o método de avaliação é o duplo cego. Caso haja opiniões divergentes entre esses avaliadores, o texto será avaliado por um terceiro. Os pareceristas são selecionados a partir de suas especialidades temáticas ou disciplinares. O comitê avaliativo da APL é extenso e conta com integrantes brasileiros e estrangeiros - está, também, sempre em expansão, a partir de recomendações do próprio comitê. Os pareceres são encaminhados para os autores e professores orientadores e somente serão publicados os textos aceitos por dois pareceristas.

 

Periodicidade

Semestral com chamada para submissões. Um volume por semestre.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Sobre a APL

A Revista Ao Pé da Letra recebe, semestralmente, em datas específicas e divulgadas, trabalhos para serem publicados em dois volumes anuais, nos meses de julho e dezembro. Para volumes especiais, faz-se chamada suplementar e publicação pontual. Os textos serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista.

Para maior agilidade, solicita-se que sejam observadas rigorosamente as normas para o envio dos arquivos. As informações completas sobre envio podem ser encontradas na seção Diretrizes para Autores.