Anti-Excepcionalismo e a Metodologia da Lógica

Evelyn Erickson

Resumo


Uma tendência recente na filosofia da lógica, sob o título de "anti-excepcionalismo", propõe que os princípios lógicos não são justificados por intuições a priori, mas ao invés, assim como nas outras ciências, por evidências a posteriori ou empíricas. O presente artigo apresenta o anti-excepcionalismo lógico atribuído a Quine, assim como duas propostas mais recentes para o método de revisão de teorias lógicas, a abdução e o equilíbrio reflexivo. Por fim, aborda-se o problema da lógica no pano-de-fundo, o qual põe em xeque a possibilidade de haver um método de revisão anti-excepcional para teorias lógicas, haja vista que qualquer método depende de alguma lógica para seu processo de revisão.


Palavras-chave


Anti-excepcionalismo lógico. Abdutivismo lógico. Equilibrio reflexivo. Metodologia lógica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51359/2357-9986.2020.248948

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Evelyn Erickson

Esta é uma revista de acesso aberto. Isto significa que todo o conteúdo está disponível de maneira livre e gratuita para o usuário (a) ou para sua instituição. Aos usuários (as) é permitido ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, fazer buscas e usar o link para os textos completos de artigos ou usá-lo para qualquer outra finalidade legal, sem ter que pedir permissão para editores ou autores. 

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva Filosófica está indexada atualmente pelo DIADORIM, pelo Sumário.org, pelo Google Scholar, pela REDIB e pelo LATINDEX.