NOTAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/SOCIOLOGIA NO BRASIL E NO MÉXICO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS MANUAIS ESCOLARES

Autores

  • Jefferson Evanio da Silva Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Ensino de Ciências Sociais/Sociologia, educação em política, manuais escolares

Resumo

Esse artigo objetiva analisar, em chaves comparativas, os objetivos atribuídos ao ensino das Ciências Sociais/Sociologia na educação básica e o tratamento conferido ao tema da política em livros didáticos no Brasil e no México. Ancorado na perspectiva pós-estruturalista e na metodologia da análise do discurso de filiação francesa, analisamos enunciados extraídos desses manuais. Analisam-se o manual mexicano Introducción a las Ciencias Sociales e o manual brasileiro Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. A pesquisa aponta para a existência de semelhanças com relação ao papel atribuído às Ciências Sociais/Sociologia na formação dos jovens estudantes nos dois países e, por outro lado, identifica diferenças significativas no tratamento conferido ao tema da política. No último caso, o tratamento dado ao tema oscila entre uma dimensão institucionalista e outra que tem privilegiado a abordagem conceitual, teórica e histórica.

Biografia do Autor

Jefferson Evanio da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Ciências Sociais pela Fundação Joaquim Nabuco. Especialista no Ensino de História e Licenciado em História pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL

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Publicado

2020-04-17

Edição

Seção

Artigos