Uma análise socio-histórica do “instante” cinemanovista

Autores

  • Wendell Marcel Alves da Costa Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

Cinema Novo, Permanência, Estética

Resumo

Apresentamos neste artigo uma análise dos efeitos sociais, históricos e estéticos do movimento cinematográfico Cinema Novo no Brasil da década de 1960. Com isso, discutimos o contexto socio-histórico do “instante” cinemanovista a fim de atualizar o debate acerca da importância política e cultural que são os anos 60 para a cinematografia brasileira. Concluímos o artigo mostrando como o potencial estético do Cinema Novo urbano pode ser considerado como um elemento de permanência na elaboração de olhares fílmicos sobre a cidade brasileira nas obras da atualidade.

Biografia do Autor

Wendell Marcel Alves da Costa, Universidade de São Paulo.

Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo. Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Cientista Social pela UFRN. Associado da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: imagem, cultura e representação (CNPq).

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Publicado

2020-04-17

Edição

Seção

Artigos