PRAÇA DE MERCADO E CAMPO ORGANIZACIONAL: proposta de análise político-cultural dos galpões da agricultura familiar nos mercados atacadistas

Autores

Palavras-chave:

Praças de mercados, campos, concepções de controle, CEASA

Resumo

Este trabalho relaciona a literatura sobre as CEASAs à Sociologia dos Mercados, buscando analisar as dinâmicas sociais de mercados instalados pelo CEASA-PE, com recursos do Estado para ocupação exclusiva por agricultores familiares. Através desta relação foi possível verificar que as dinâmicas sociais de funcionamento do CEASA-PE envolvem mecanismos do tipo spot e tem como composição da sua institucionalidade a governança híbrida. Essas dinâmicas resultam de uma herança de costumes de agentes historicamente dominantes, influenciando politicamente as mudanças na sua forma organizacional. Tal verificação leva a eleger o conceito de campos organizacionais e concepção de controle para entender a cultura organizacional do CEASA-PE e de que forma essa cultura é determinada, desempenhada e ressignificada cotidianamente nas práticas locais. Concluímos que esse ponto de vista pode ser desenvolvido a partir dos estudos que integram a abordagem político-cultural da Sociologia dos Mercados (FLIGSTEIN, 1996; 2007; BOURDIEU, 2005; BECKERT; WEHINGER, 2012) e dos mercados agrícolas (GARCIA-PARPET; 2003) e da agricultura familiar (NIEDERLE, 2016).

Biografia do Autor

Juliana Gomes Moraes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda do programa de Pós graduação em Sociologia- PPGS/ UFPE. Mestra em Extensão Rural e desenvolvimento local pelo POSMEX-UFRPE. Graduanda em ciências sociais pela UFRPE.

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Publicado

2020-04-17

Edição

Seção

Artigos