MANEJO DE RIOS DEGRADADOS: UMA REVISÃO CONCEITUAL
DOI:
https://doi.org/10.26848/rbgf.v3i1.232649Resumo
Este estudo se fundamenta no levantamento e análise das bases conceituais de manejo de rios degradados estabelecidas em diferentes propostas metodológicas, as quais se caracterizam por não serem estritamente fundamentadas em obras de “engenharia pesada”, mas sim em aspectos da dinâmica fluvial, nos processos geomorfológicos presentes na bacia hidrográfica, nas especificidades dos ecossistemas envolvidos e nos contextos socioambientais da região na qual estão inseridos. Ele tem como proposta fornecer subsídios aos Comitês de Bacias Hidrográficas na implementação de seus planos de gestão de recursos hídricos, no que diz respeito aos programas e/ou projetos destinados a minimizar ou reverter a atuação dos elementos e processos identificados na degradação dos sistemas hídricos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Geografia Física concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão para disponibilizar seu trabalho online antes ou durante o processo editorial, em redes sociais acadêmicas, repositórios digitais ou servidores de preprints. Após a publicação na Revista Brasileira de Geografia Física, os autores se comprometem a atualizar as versões preprint ou pós-print do autor, nas plataformas onde foram originalmente disponibilizadas, informando o link para a versão final publicada e outras informações relevantes, com o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.