Análise do Evento Climático Extremo Ocorrido na Região Leste de Alagoas:Bacias Hidrográficas dos Rios Mundaú e Paraíba do Meio (Análisis del Evento Climático Extremo Ocurrido en la Región Este de Alagoas, Cuencas Hidrográficas de los Rios Mundaú y...)
DOI:
https://doi.org/10.26848/rbgf.v4i2.232732Resumo
Passado quase um ano desde que ocorreu no mês de junho de 2010 um evento climático que teve como efeito a cheia e a consequente inundação nas bacias dos rios Mundaú e Paraíba, a associação entre os distúrbios ondulatórios de leste e o anticiclone subtropical do atlântico sul, sistemas que estavam atuantes na ocasião, tem sido apontados como as causas da excessiva precipitação que ocorreu em ambas as bacias, mas sabe-se que a ocupação urbana desordenada às margens dos rios, alinhada a descaracterização das mesmas foi um fator agravante para a tragédia. Assim, este artigo visa analisar este evento em Alagoas, buscando compreender, principalmente, o comportamento das variáveis climáticas na ocasião deste episódio.
Palavras-chaves: Evento Climático, Bacia Hidrográfica, Distúrbios Ondulatórios de Leste, Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul.
Análisis del Evento Climático Extremo Ocurrido en la Región Este de Alagoas, Cuencas Hidrográficas de los Rios Mundaú y Paraíba del Medio
RESUMEN
Pasado casi um año desde que ocurrió em el més de junio de 2010 un evento climático que tuvo como sujetador la riada em consecuencia una inundación en las cuencas de los rios Mundaú y Paraíba del Medio, la agrupación entre las alteraciones ondulatorias del este y el anticiclón subtropical del atlantico sur, sistemas que estaban actuantes en la ocasión desde luego señalados como las causas de las excesivas precipitaciónes que ocurrieron en las dos cuencas, mas sabese que la ocupación urbana desordenada en las margenes de los rios, puesto que a la descaterizaciónes de las mismas fue un facto agravante para la tragedia. Así, este artículo visa analizar este evento en Alagoas, busqueando comprender, principalmente el comportamiento de las variables climáticas en la ocasión deste episodio.
Palabras Llaves: Evento Climático, Cuencas Hidrográficas, Alteraciones Ondulatorias del Este y Anticiclón Subtropical del Atlantico Sur.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Julio Cesar Oliveira de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Geografia Física concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão para disponibilizar seu trabalho online antes ou durante o processo editorial, em redes sociais acadêmicas, repositórios digitais ou servidores de preprints. Após a publicação na Revista Brasileira de Geografia Física, os autores se comprometem a atualizar as versões preprint ou pós-print do autor, nas plataformas onde foram originalmente disponibilizadas, informando o link para a versão final publicada e outras informações relevantes, com o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.