A Qualidade do Solo como Indicadora de Erosão em Trilhas na Área de Proteção Ambiental do Cairuçu-Paraty (The Soil Quality Indicating Erosion in Trails in the Environmental Protection Area of Cairuçu-Paraty)

Autores

  • Luana de Almeida Rangel Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Antonio José Teixeira Guerra Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26848/rbgf.v6.3.p540-554

Resumo

As Unidades de Conservação (UCs) são áreas naturais protegidas e propícias ao turismo, o que acarreta diversos impactos ambientais. Uma das categorias de área protegida é a área de Proteção Ambiental. Como muitas dessas UCs encontram-se em áreas de difícil acesso, as trilhas são os caminhos mais utilizados dentro dessas áreas protegidas. É comum, nas áreas de trilha, deparar-se com ambientes degradados, com a presença feições erosivas no leito da trilha. Nesse sentido, o presente trabalho busca a partir da análise da qualidade do solo (estabilidade de agregados e análise de textura), inferir o impacto que duas trilhas podem causar nas propriedades físicas do solo. Elas estão localizadas no sul da APA do Cairuçu, no município de Paraty, Rio de Janeiro. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram coletadas amostras de solo em três pontos na a trilha Laranjeiras - Praia do Sono, e em dois pontos na trilha Ponta Negra – Galhetas. Para analisar a estabilidade de agregados em água foram coletados blocos de solo em três repetições, já para análise granulométrica, foi utilizado o método da pipeta, para isso, foram coletadas amostras deformadas de solo. Verificou-se a trilha Laranjeiras - Praia do Sono apresentou melhores resultados de agregação do que a trilha Ponta Negra - Galhetas, indicando que o solo está menos degradado. Conclui-se, portanto, que os índices de agregação do solo juntamente com a análise da textura podem refletir os impactos erosivos que um solo sofre devido alterações no seu uso, isso é possível, pois os mesmos são indicadores dos atributos do solo.

Biografia do Autor

Luana de Almeida Rangel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Geógrafa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestranda em Geografia pela mesma instituição. Integrante do Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação dos Solos (Lagesolos), sob a orientação do professor Antônio José Teixeira Guerra. Pesquisa com ênfase em unidades de conservação, física do solo e degradação ambiental.

Antonio José Teixeira Guerra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação dos Solos (Lagesolos).

Downloads

Publicado

2013-11-14

Como Citar

Rangel, L. de A., & Guerra, A. J. T. (2013). A Qualidade do Solo como Indicadora de Erosão em Trilhas na Área de Proteção Ambiental do Cairuçu-Paraty (The Soil Quality Indicating Erosion in Trails in the Environmental Protection Area of Cairuçu-Paraty). Revista Brasileira De Geografia Física, 6(3), 540–554. https://doi.org/10.26848/rbgf.v6.3.p540-554