Abastecimento de Água para Consumo Humano em Comunidades Quilombolas no Município de Santana do Mundaú-AL (Supply of Water for Human Consumption in Quilombola Communities in the Municipality of Santana do Mundaú-AL)

Elvis Pantaleão Ferreira, José Thales Pantaleão Ferreira, Fabiana de Souza Pantaleão, Yara Pantaleão Ferreira, Kelizângela do Nascimento Albuquerque, Teresinha Cardoso Ferreira

Resumo


O adequado abastecimento de água humano é de fundamental importância para a oferta de melhoria na saúde e nas condições de vida de uma comunidade, quer relacionado às condições de vida urbana e rural. Dados apontam que o cenário dos domicílios quilombola no Brasil, então carentes de investimentos em programas específicos de saneamento básico. À luz destas implicações, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um pioneiro estudo sobre a situação do saneamento básico, no tocante aos serviços de abastecimento de água das comunidades remanescentes de quilombos, situadas no município Alagoano de Santana do Mundaú. A metodologia constou de pesquisa exploratória e qualitativa junto a membros das comunidades e ao Instituto Irmãos Quilombolas de Santana do Mundaú, assim como levantamentos de dados em campo e registros fotográficos. A pesquisa permitiu constatar que as comunidades não dispõem de água potável, o que tem gerado comportamentos de risco, tais como demanda por fontes inadequadas. O cenário ainda revelou que apesar dos incipientes avanços através da introdução da filtração e cloração domiciliar, as comunidades estão necessitando de investimentos em ações contínuas de educação sanitária.

Palavras-chave


Saúde pública, Qualidade de água, Comunidades Rurais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v7.6.p1119-1125



      

Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License