Variabilidade da Temperatura Média do Ar no Estado da Paraíba-Brasil (Variability of the Temperature Range of Air in the Paraíba State-Brazil)

Raimundo Mainar de Medeiros, Paulo Roberto Megna Francisco, Djail Santos, Lindberg Lucena da Silva, Maria Marle Bandeira

Resumo


A temperatura é, provavelmente, uma das grandezas físicas mais medidas e está de algum modo presente nas mais variadas situações, do nosso dia-a-dia. Os processos físicos e os fenômenos meteorológicos dependem quase sempre da temperatura, o que a torna um parâmetro de maior relevância. Este trabalho teve como objetivo a elaboração da média mensal histórica do estado da Paraíba dos últimos trinta anos, mapear e realizar análise acerca da variabilidade mensal da temperatura. Foram utilizados dados de temperatura mensais de 216 postos pluviométricos, com 30 ou mais anos de registros (1984 a 2014). Foram utilizados os softwares Estima_T para gerar e o Surfer 9.0 para elaborar a estatística através da krigeagem e produzidos mapas. A utilização da geoestatística apresentou resultados satisfatórios quanto à estimativa da temperatura obtida pelo método de interpolação de Krigagem estando condizentes com as características climatológicas locais da região, tanto na distribuição espacial quanto sazonal da temperatura; a distribuição espacial da temperatura apresentou grande variabilidade para ambos os meses estudados, com variação de aproximadamente de 5ºC na distribuição anual da temperatura; o mês de fevereiro apresenta os maiores valores de temperatura com uma variação de 2ºC; em agosto, apresenta os menores valores de temperatura.


Palavras-chave


Média Histórica, Estimativa, Krigeagem, Mapeamento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v8.1.p128-135



      

Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License