Influência da Poluição Atmosférica em Terminalia catappa L. em Áreas Urbanizadas (Influence of Air Pollution in Terminalia catappa L. in Urban Areas)

Vanessa Bastos Simões da Costa, Will Jones Moura Soares da Silva, Gabriela Macêdo Aretakis de Almeida, Mirtes Hortency Gonçalves Ferreira, Tiago Henrique de Oliveira, Josiclêda Domiciano Galvíncio, Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel

Resumo


A crescente urbanização e necessidade de transportes mais eficientes acarretaram o aumento do lançamento de gases e material em suspensão no ar, promovendo a elevação dos níveis de poluição atmosférica. As plantas são um excelente objeto de estudo, pois permitem análises dos efeitos da poluição urbana por longos períodos de tempo com baixo custo. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a condição biológica de Terminalia catappa L. sob a influência de diferentes condições de poluição atmosférica, analisando características morfológicas, anatômicas e fisiológicas. O estudo foi desenvolvido em duas áreas da cidade do Recife, em Pernambuco, com diferentes intensidades de tráfego automobilístico, onde foram coletadas folhas de 10 indivíduos. As folhas foram digitalizadas para medição dos caracteres morfológicos e posterior confecção de lâminas semipermanentes para análise anatômica. Foi utilizado teste tukey para verificar se existe diferença significativa entre os caracteres. Mostraram diferenças entre as áreas avaliadas: área total e largura foliar, espessura e número de camadas do parênquima paliçádico no mesofilo, e densidade de estômatos, tricomas e de células fundamentais na epiderme. Esses caracteres podem ser utilizados como bioindicadores de poluição atmosférica em T. catappa, sendo uma boa alternativa para utilização na arborização urbana em áreas com intenso tráfego de automóveis.

Palavras-chave


Poluição Urbana

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v8.2.p236-252



      

Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License