Mudanças Climáticas e Migrações: Reflexões Acerca dos Deslocamentos de Nordestinos e Haitianos no Território Brasileiro (Climate Change and Migration: Reflections on the Northeastern Offsets and Haitians in the Brazilian Territory)

Alexsandro Bezerra Correia Bilar, Renata Coppieters Oliveira de Carvalho, Josiclêda Domiciano Galvíncio, Werônica Meira de Souza

Resumo


Os deslocamentos humanos são ocasionados por fatores sociais, políticos, econômicos e ambientais. Pessoas deixam os seus territórios de origem em busca de melhores condições de vida, refugiando-se de guerras e de desastres naturais, dentre outras motivações.  As previsões de renomados estudiosos atestam que as alterações do clima em cursoacarretarão em graves problemas para o meio ambiente e para a sociedade, principalmente para as populações mais vulneráveis, tendendo a gerar migrações. Diante desse contexto, surgem algumas indagações: Como as mudanças climáticas estão afetando a vida dessas pessoas? Qual a diferença entre refugiados e migrantes ambientais? O que se entende por migração estimulada pelo clima no Brasil? Quais são as bases legais construídas para assegurar a sobrevivência dessas pessoas? Este artigo, através de uma revisão de literatura, buscouanalisar a relação entre mudanças climáticas e migrações, partindodo confronto teórico de dois casos: odeslocamento que ocorre há décadasno Semiáridonordestino e achegada de haitianos no estado do Acre a partir de 2010.Constatou-se que os problemas sociais já enfrentados pelas populações em situação de vulnerabilidadeserão agravados com as mudanças climáticas, afetando suas condições de saúde, emprego e renda. Coma degradação do meio ambiente, proveniente das alterações do clima e ações antrópicas, haveráaumento dos períodos de estiagem e desertificação, redução da agricultura e da pecuária familiar, estimulando migrações. Além disso, a legislação e as políticas públicas voltadas ao enfrentamento dessas complexas questõesprecisam ser aprimoradas.

 

 


Palavras-chave


Alterações climáticas; Meio ambiente; Migrante: refugiado.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v8.6.p1673-1691



      

Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License