Evolução Multi-temporal do Uso e Ocupação do Solo no Entorno do Campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco Zona Oeste da Cidade do Recife (Multitemporal Evolution of Use and Occupancy in Soil Around Campus Federal University of Rural Pernambuco..)

Carlos Fabrício Assunção da Silva, Eduardo Paes Barreto, Carlos Alberto Borba Schuller, Bruno Ferreira, Weyller Diogo Albuquerque Melo

Resumo


O presente estudo compreende destacar a importância do ordenamento territorial para o equacionamento de conflitos socioambientais decorrentes do uso e ocupação desordenada do solo que tem avançado em direção ao campus e ao entorno da Universidade Federal Rural de Pernambuco.  Desta feita, decidiu-se analisar as taxas de evolução multi-temporal do processo do uso e ocupação solo no entorno do campus da UFRPE, utilizando-se ortofotocartas de 1974, 1981, 1997 e ortofoto de 2013, totalizando um estudo de 39 anos. Três folhas de ortofotocarta foram georeferenciadas para as décadas de 1974, 1981 e 1997 e esses mapas foram utilizados para a geração de mosaicos das respectivas décadas excetuando-se as informações marginais de cada mapa. O software ArcGIS 10.0 foi usado para a confecção dos mapas temáticos. No caso da ortofoto de 2013, o procedimento adotado foi o da geração direta do mosaico, uma vez que, as ortofotos já foram entregues georreferenciadas no sistema WGS 84. Por meio dos resultados obtidos na interpretação dos temas, foram possíveis observar acentuadas modificações na área de estudo. No entanto, hoje a área é praticamente toda ocupada, com a presença bastante adensada de uma urbanização consolidada e áreas com ocupações irregulares. Após a análise qualitativa e quantitativa da área estudada foi possível notar a forte ocupação antrópica no decorrer dos 39 anos estudados. Essa análise permitiu ter uma compreensão da ocupação irregular na área do campus da Universidade e se chegar a resultados totais da ocupação irregular entorno da UFRPE.

 


Palavras-chave


Ortofocarta, Ocupação urbana irregular, Evolução multi-temporal, edificações.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v9.2.p319-333



      

Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License