Monitoramento e quimiometria da emissão de monóxido de carbono veicular no município de Campo Mourão/PR (Monitoring and chemometrics of vehicle carbon monoxide emission in the municipality of Campo Mourão / PR)

Jonas Raul Balbinoti, Thaisa Carvalho Volpe Balbinoti, José Hilton Bernardino de Araújo

Resumo


A emissão de monóxido de carbono contribui de forma significativa para a poluição do ar e, consequentemente, para a saúde da população. O principal elemento que favorece o aumento da concentração deste poluente atmosférico no meio ambiente são os veículos automotores. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar e monitorar a qualidade do ar em quatro áreas distintas no município de Campo Mourão/PR, de acordo com a legislação vigente, através das emissões de monóxido de carbono de origem veicular. Durante doze dias, diferentes regiões da cidade foram rastreadas quanto ao número de veículos, bem como a concentração da emissão de monóxido de carbono no ar a partir de 2160 detecções. O número de automóveis leves e motocicletas apresentaram a maior representação do volume determinado. A qualidade do ar no município, para todos os pontos de análise, esteve em condição irregular em algum momento do dia, chegando a alcançar 140 ppm de CO, colocando em risco a saúde humana e o meio ambiente. A partir da quimiometria, a análise de componentes principais (PCA) ilustrou a dispersão dos parâmetros avaliados com 73.74% de variância. A PCA concluiu que o aumento da concentração de CO ocorreu devido ao aumento de veículos pesados e não do número total de veículos. 

 

 

 

A B S T R A C T

The emission of carbon monoxide contributes significantly to pollution of the air and consequently for the health of population. The main element that favors the increase of the concentration this pollutant in the environment is the motor vehicles. Thus, the objective of this work was to analyze and to monitor the quality of the air in four distinct areas in the municipality of Campo Mourão/PR, in accordance with current legislation, through of emissions of carbon monoxide from vehicular source. For twelve days, different parts of the city were traced as far as the number of vehicles, as well as the concentration of carbon monoxide in the air from 2160 detections. The number of light cars and motorcycles presented the largest representation of the given volume. The air quality in the city, for all points of analysis, was in irregular condition at some point during the day, reaching 140 ppm of CO, endangering human health and the environment. From chemometrics, principal component analysis (PCA) illustrated the dispersion of the parameters evaluated with 73.74% of variance. The PCA has concluded that the increased concentration of CO was due to the increase in heavy vehicles and not the total number of vehicles.

Keywords: Environmental Pollution; Atmospheric Emissions; Pollutants; Vehicles; Principal component analysis. 


Palavras-chave


Poluição Ambiental; Emissões Atmosféricas; Poluentes; Veículos; Análise de Componentes Principais

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DOI: https://doi.org/10.5935/1984-2295.20170043



      

Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

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