Urbanização e degradação ambiental: Análise da ocupação irregular em áreas de proteção permanente na região administrativa de Vicente Pires, DF, utilizando imagens aéreas do ano de 2016 (Urbanization and environmental degradation: Analysis of irregular...

Felipe Nunes Mesquita, Karina Serra Silvestre, Valdir Adilson Steinke

Resumo


O crescimento urbano desordenado é um dos principais fatores na diminuição da qualidade ambiental dos grandes centros urbanos. Brasília apesar de ser uma cidade planejada tem sofrido sérios impactos no seu meio natural devido à ocupação urbana irregular. Isso é resultado de uma série de ingerências políticas que culminaram em um acelerado crescimento urbano, onde diversos loteamentos foram se estabelecendo sem qualquer tipo de planejamento em áreas impróprias para urbanização. Exemplo disso é a Região Administrativa de Vicente Pires. Antes de se tornar uma área urbana, Vicente Pires era uma colônia agrícola formada por chácaras ligadas a produção de hortifrutigranjeiro as quais, a partir de meados da década de 1980, devido à especulação imobiliária começaram a ser parceladas irregularmente, dando inicio a construção de casas e condomínios. Logo a área rural se tornou uma área urbana, gerando diversos impactos ambientais. Ao longo do processo de construção das residências em Vicente Pires houve uma série de desrespeitos à legislação ambiental, como a ocupação irregular das Áreas de Proteção Permanente (APP), comprometendo seriamente os recursos hídricos da região.  Diante dessa problemática, este estudo teve como objetivo quantificar e identificar os tipos de ocupações irregulares dentro das áreas de APP´s na Região Administrativa de Vicente Pires, no ano de 2016, utilizando imagens aéreas de alta resolução e Sistema de Informação Geográfica (SIG). A partir disso foi estabelecida uma classificação dos principais usos do solo nas APP´s em sete classes. Após a análise dos tipos de ocupações será demonstrado os principais impactos ambientais gerados.


Palavras-chave


Urbanização, Crescimento desordenado, Impactos Ambientais, Áreas de Proteção Permanente, Sistema de Informações Geográficas, Vicente Pires, Distrito Federal.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5935/1984-2295.20170047



      

Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License