Amigos do Clima: Atividades com Alunos da Educação Básica (Climate’s Friends: Activities with students from basic education)

Michelle Simões Reboita, Daniela Riondet-Costa, Weslley Vieira, Benedito Silva, Arcilan Assireu

Resumo


Tendo em vista que o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares nos cursos de graduação sejam cumpridos em programas e projetos de extensão universitária, o objetivo desse estudo é apresentar as etapas de um projeto piloto de extensão universitária, intitulado Amigos do Clima, e planejado no âmbito do curso de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Itajubá. Já o projeto teve como meta levar conhecimentos sobre meteorologia, climatologia e hidrologia aos alunos de escolas públicas municipais de Itajubá-MG e, com a ajuda desses, coletar dados de chuva no município, cumprindo, assim, com uma das diretrizes da extensão: a indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão. Trabalhou-se com alunos do quinto ano de quatro escolas municipais. Ao longo do projeto, cada escola recebeu cinco visitas dos membros do projeto que realizaram diferentes atividades com os estudantes: aplicação de questionário, palestra lúdica e oficina para confecção de pluviômetros artesanais com garrafas pet. Essa última, foi a de maior interesse dos alunos. A B S T R A C T The National Education Plan (PNE) establishes that at least 10% of total credits in undergraduate courses be completed in university extension programs and projects. Therefore, the objective of this study is to present the stages of a pilot project of university extension, titled Climate’s Friends, which was planned in the scope of the Atmospheric Sciences course of the Federal University of Itajubá. The project purpose was to take knowledge about meteorology, climatology and hydrology to the students of municipal public schools of Itajubá-MG and, with the help of them, to collect rainfall data in the municipality. It fulfills one of the guidelines of the extension: the indissociability among Teaching-Research-Extension. We worked with fifth year students from four municipal schools. Throughout the project, each school received five visits from the project members who carried out different activities with the students: questionnaire application, play lecture and workshop for making rain gauges with pet bottles. The students had more interest for this latter activity. Keywords: meteorology; public schools; Itajubá; UNIFEI

Palavras-chave


meteorologia; escolas públicas; Itajubá; UNIFEI

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v10.6.p1690-1697



      

Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License