Estudo de Cenários de Vazamento de Óleo no Porto de Rio Grande - RS e seus Impactos Ambientais (Study of oil leakage scenarios in the Porto of Rio Grande - RS and its environmental impacts)

Bruno Vasconcellos Lopes, Kelly Kathleen Almeida Heymann, Caroline Barbosa Monteiro, Phelype Haron Oleinik, Wiliam Correa Marques, Thaísa Beloti Trombetta, Osmar Olinto Möller Junior

Resumo



A impossibilidade de eliminar riscos de acidentes envolvendo o derramamento de óleo, principalmente em zonas portuárias, ressalta a importância de estabelecer protocolos para uma rápida ação contra estes eventuais desastres. Neste estudo foram simulados seis cenários de eventos de derrame de óleo com diferentes condições ambientais na região portuária da cidade de Rio Grande – RS, modelados pelo sistema numérico Telemac-3D + ECOS. As simulações foram utilizadas para a identificação das principais forçantes que controlam o movimento das manchas de óleo, como também, o seu destino final. O período da simulação hidrodinâmica realizada foi de um ano, sendo este equivalente às médias diárias calculadas entre os anos de 2003 a 2015. Para as simulações dos derrames de óleo em eventos de vazante e enchente, pôde ser observado que o deslocamento das manchas de óleo nos primeiros instantes tem como principal forçante as correntes e, após algum tempo, a ação dos ventos, que causa o deslocamento das manchas para as margens do canal. Por fim, o modelo ECOS se mostrou eficaz na simulação do deslocamento da mancha de óleo, ao fornecer os resultados de suscetibilidade ao toque do óleo na costa, nas áreas de singularidade e riqueza ambientais, e nos segmentos onde ocorrem elevados Índices de Sensibilidade do Litoral. Sendo assim, os resultados do estudo também podem ser utilizados para subsidiar ações em caso de acidentes que envolvam vazamentos de óleo na Lagoa dos Patos.

 

 

A B S T R A C T

Facing the impossibility to eradicate the hazards due to oil spills, mainly in harbor zones, it is crucial the establishment of action protocols against such eventual accidents. Therefore, the focus of this study is to understand the potential risks showed by model simulations evolving oil spills at the harbor region of Rio Grande - RS. Eight scenarios were simulated using the numerical modeling system Telemac-3D + ECOS under different environmental and oil spills conditions. The resulting simulations collaborated to the identification of the mainly forcing factors that control the oil slicks movement and it is final destination. The hydrodynamic simulation period was of one year, equivalent to the mean average computed between the years from 2003 of 2015. The oil spill simulations during ebb and flood regimes showed that the displacement of the oil slick, at first hours, has as mainly forcing the dominant current. And some time after, the wind makes the oil slick displacement move towards the sides of the channel. The results showed a range of possible negative direct and indirect environmental impacts in an oil slick scenario at the harbor of Rio Grande. Observing the coastal oil touch susceptibility results, areas of singular and rich ecosystems, as well as segments of high Coastal Sensitivity Indexes, the model ECOS proved effective in simulating the displacement of oil slicks. Such results could evenly support actions in cases of accidents involving oil slicks at the Patos lagoon.

Keywords: Oil Spill, Telemac-3D, numerical simulation, environmental impacts, Patos Lagoon.


Palavras-chave


Vazamento de óleo, impactos ambientais, estuário da Lagoa dos Patos.

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DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v11.07.p2229-2243

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Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

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