Ilha de Calor e a Influência no Conforto Térmico da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (Ride) (Heat Island and the Influence in the Thermal Comfort of the Integrated Region of Development of the Grande Teresina (Ride))

Dimas de Barros Santiago, Heliofábio Barros Gomes, Luana dos Santos Ferreira

Resumo


As ilhas de calor urbanas são efeitos onde a temperatura das áreas urbanas são maiores que as áreas próximas e áreas rurais, consequência da modificação e/ou substituição da vegetação por áreas sem vegetação ou áreas asfálticas, modificando o clima ambiente e o conforto térmico humano local, assim o objetivo do trabalho visou observar o fenômeno Ilhas de Calor Urbanas (ICU), em Teresina-PI e Timon-MA e a relação com conforto térmico da área de estudo, por meio do sensoriamento remoto termal e do Índice de conforto térmico humano, Temperatura Efetiva. Foram utilizadas seis imagens de satélites, quatro obtidas pelo satélite Landsat-5 TM, adquiridas no Catálogo de Imagens - DGI - INPE e duas obtidas do Landsat-8 no site da USGS. Dados horários, diários e mensais de umidade relativa do ar e temperatura média do ar, para os anos de estudo, cedidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), para o cálculo do Índice de Conforto Térmico Humano. Para o processamento das imagens foram desenvolvidos modelos através da ferramenta Model Maker do programa ERDAS Imagine 9.2 e o Qgis 2.12.1. No estudo observou-se a diferença de temperatura entre a área das cidades de Teresina-PI e Timon-MA e as áreas sem urbanização (mais vegetada, sem modificação do solo), onde houve uma variação entre aproximadamente 6°C a 9°C, quando comparado áreas circunvizinhas e a cidade. Assim à medida que as cidades se desenvolvem e ocorre à modificação da superfície, as temperaturas aumentam, consequentemente aumenta o desconforto humano.

 

 

 

A B S T R A C T

Urban heat islands are effects where the temperature of urban areas is greater than nearby areas and rural areas, as a consequence of the modification and / or substitution of vegetation by areas without vegetation or asphaltic areas, modifying the ambient climate and local human thermal comfort , so the objective of the study was to observe the phenomenon of urban heat islands (ICU) in Teresina-PI and Timon-MA and the relation with thermal comfort of the study area, through thermal remote sensing and the human thermal comfort index , Effective Temperature. Six satellite images were used, four obtained by the Landsat-5 TM satellite, acquired in the Image Catalog - DGI - INPE and two obtained from Landsat-8 on the USGS website. Time, daily and monthly data of relative humidity and mean air temperature, for the years of study, provided by the National Institute of Meteorology (INMET), for the calculation of the Human Thermal Comfort Index. For the image processing, models were developed using the Model Maker tool of ERDAS Imagine 9.2 and Qgis 2.12.1. In the study we observed the temperature difference between the Teresina-PI and Timon-MA cities area and the areas without urbanization (more vegetated, without soil modification), where there was a variation between approximately 6 ° C and 9 ° C , when compared to surrounding areas and the city. So as cities develop and occur to the surface modification, temperatures increase, consequently increases human discomfort.

Keywords: Remote Sensing; Thermal Comfort; Heat Islands; Teresina-PI.


Palavras-chave


Sensoriamento Remoto, Conforto Térmico; Ilhas de Calor; Teresina-PI

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DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v12.1.p213-225

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Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

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