Análise da dinâmica do uso e cobertura da terra do Município de Moju-PA, utilizando Google Earth Engine

Samuel Salin Gonçalves de Souza, Jones Remo Barbosa Vale, Merilene do Socorro Silva Costa, Bruna Ribeiro Chagas, Carolina da Silva Gonçalves, Matheus Gabriel Lopes Botelho, Layse Gomes Furtado, Carla Renata de Oliveira Carneiro, Vanessa de Almeida Batista, Gundisalvo Piratoba Morales

Resumo


Em razão das grandes transformações na paisagem ocasionadas pelas principais atividades econômicas do município de Moju, como as práticas agropecuárias, esta pesquisa procurou fazer uma análise temporal e espacial das mudanças de uso e cobertura da terra na localidade, nos anos de 1999 e 2018, por meio de imagens de satélite disponibilizadas pela plataforma Google Earth Engine. Utilizou-se imagem do satélite Landsat-5/TM referente ao ano 1999, e imagem do satélite Landsat-8/OLI-TIRS correspondente ao ano de 2018, ambas disponíveis no Google Earth Engine (GEE). Realizou-se a classificação temporal e espacial de uso e cobertura da terra por meio da aplicação do algoritmo Random Forest. Utilizou-se as análises qualitativas e quantitativas para os dados mapeados, com o objetivo de realizar um detalhamento sobre a dinâmica do uso e cobertura da terra por meio de tabela e mapa. Os resultados apontam que houve uma perda de mais de 878 km² de cobertura vegetal correspondendo cerca de 12% de perda que veio em decorrência das atividades antrópicas que ocorreram em Moju, principalmente, em relação à agricultura com os cultivos de dendê, mandioca, coco e à pecuária com as áreas de pastagens, pois, juntos apresentam um aumento de mais de mais de 70% que equivalem a 1.037,0938 km². Portanto, constatou-se que o desenvolvimento econômico do município de Moju segue o padrão de desenvolvimento dos municípios amazônicos, onde ocorre a diminuição das áreas florestais para a expansão de suas atividades produtivas, como os cultivos de dendê, sendo este um dos principais indutores do desflorestamento no município.


Palavras-chave


Desmatamentos, atividades agropecuárias, transformações na paisagem.

Referências


Almeida, A.S., Vieira, I.C.G., 2014. Conflitos no uso da terra em áreas de preservação permanente em um polo de produção de biodiesel no estado do Pará. Revista Ambiente e Água 9(3).

Cardoso, A.S., Vieira, I.C.G., Almeida, A.S., Ferreira, A.E.D.M., Lameira, W.J.D.M., 2012. Dinâmica socioambiental no município do Moju em tempos de biodiesel. 2012. VI Encontro Nacional da Anppas, Belém-PA.

Cardoso, A.S., Toledo, P.M., Vieira, I.C.G., 2016. Barômetro Da Sustentabilidade Aplicado ao Município de Moju, Estado do Pará. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional 12(1), 234-263.

Bastos, A.P., Almeida, O., Castro, E.D., Marin, R., Pimentel, M., Rivero, S., Bruzeke, F., 2010. Economia e sociedade na região do Tocantins, Pará. Papers, Belém: NAEA, 1-28.

Brasil., 2011. Ministério do Meio Ambiente. Dispõe sobre a lista de municípios situados no Bioma Amazônia onde incidem ações prioritárias de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento ilegal.

Silva, F.L.D., 2016. Dimensões de uso e cobertura da terra: uma análise voltada a classificar municípios do estado do Pará e promover serviços ecossistêmicos no município de Moju-PA.

Gollnow F., Lakes, T., 2014. Policy change, land use, and agriculture: The case of soy production and cattle ranching in Brazil, 2001 e 2012. Applied Geography, 55, 203-211.

Gorelick, N.,Hancher, M., Dixon, M., Ilyushchenko, S., Thau, D., Moore, R., 2017. Google Earth Engine: Planetary-scale geospatial analysis for everyone. Remote Sensing of Environment, 202, 18–27.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. 2015. Acesso em 25 de maio de 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/cultura-recreacao-e-esporte/9662-censo-demografico-2010.html?=&t=o-que-.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção Agrícola Municipal. 2018. Acesso em 30 de maio de 2020. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/5457.

Mertens, B., Poccard-Chapuis, R., Piketty, MG, Lacques, AE e Venturieri, A., 2002. Crossing spatial analyses and livestock economics to understand deforestation processes in the Brazilian Amazon: the case of São Félix do Xingu in South Pará. Agricultural Economics, 27(3), 269-294, 2002.

Modesto Junior, M.S., Andrade, A.C.S., Alves, R.N.B., 2008. Transferência de tecnologia pelo método treino e visita para agricultura familiar no Município de Moju, Estado do Pará. In: Congresso da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica. Campina Grande. Os desníveis regionais e a inovação no Brasil: os desafios para as instituições de pesquisa tecnológica: resumos. Brasília, DF.

Nepstad, D., 2000. Avança Brasil: Os custos ambientais para a Amazônia. Belém: Gráfica e Editora Alves.

Pimenta, L., Beltrão, N.,Gemaque, A., Pontes, A., 2018. Dinâmica do uso e cobertura da terra em municípios prioritários: uma análise no município de Moju, Pará no período de 2008 a 2014. GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território.

Steffen, W., Sanderson, R.A., Tyson, P.D., Jäger, J., Matson, P.A., Moore III, B., Oldfield, F., Richardson, K., Schellnhuber, H.-J., Turner, B.L., Wasson, R.J., 2004. Global change and the Earth system: a planet under pressure. Berlin, Germany: Springer.

Santos, E.D.V.D., Leite, G.C.D.S., Vieira, D.C.D.M., Cruz Filho, J., 2017. A dendeicultura no município de Moju: Transformações socioespaciais e dinâmica migratório. Revista Eletrônica Geoaraguaia, Barra do Garças-MT 7(2), 48-67.

Vale, J.R.B., 2019. Análise da dinâmica do uso e cobertura da terra nas áreas desflorestadas do Estado do Pará por meio da Plataforma Google Earth Engine, Belém-PA.




DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v13.5.p%25p

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

      

Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License