Sociedades, conhecimentos e colonialidade: olhares sobre a América Latina Maíra Baumgarten (Org.)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2179-7501.2017.230884Resumo
Sociedades, conhecimentos e colonialidade: olhares sobre a América Latina é uma obra que nasceu da tinta de muitas pessoas. Ela é fruto tanto das atividades desenvolvidas na série Cenários do Conhecimento promovida pelo Laboratório de Divulgação de Ciência, Tecnologia e Inovação Social (LaDCIS) do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS-UFRGS) quanto dos fóruns acadêmicos realizados nos grupos de trabalho de Ciência, Tecnologia e Inovação da Associação Latino-Americana de Sociologia (coordenados por Maíra Baumgarten, Silvia Lago e Roberto Pineda Ibarra) e de Ciência, Tecnologia e Inovação Social da Sociedade Brasileira de Sociologia (coordenados por Fernanda Sobral, Maíra Baumgarten e Maria Lucia Maciel). Contudo, foi em um encontro preparatório para o congresso da Associação Latino Americana de Sociologia (Pré-ALAS) com o tema Sociedade, Conhecimentos e Colonialidade: Olhares sobre a América Latina, especialmente na atividade A sociologia no século XXI, evento comemorativo aos quarenta anos do PPGS-UFRGS, que a ideia do livro foi concebida. As constantes transformações observadas nas últimas décadas mundo afora – trabalho, conhecimento, tecnologia, geopolítica, entre outros – mereciam um olhar perspectivo latino americano. Com uma formação cultural baseada na assimetria sul-norte, os estudos sociais da ciência, tecnologia e inovação no contexto latino-americano não poderiam deixar de considerar o substrato histórico-cultural da formação local e de suas implicações sobre os campos da ciência, da tecnologia, da inovação e da política científica-tecnológica local. O conceito de conhecimento situado, necessariamente, traduz-se na co-produção político-científica local-global do conhecimento. Pensar tais relações, assimetrias e contradições no contexto latino-americano, com destaque para o cenário brasileiro, foi o desafio assumido pelos 14 pesquisadores responsáveis pela redação dos 12 capítulos que integram o livro.
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