Estudos sobre ‘América Latina’ na América Latina | configurações acadêmico-científicas e horizontes teóricos e metodológicos: uma apresentação
Resumo
O dossiê “Estudos sobre ‘América Latina’ na América Latina: configurações acadêmico-científicas e horizontes teóricos e metodológicos” é exemplar da multiplicidade de empreendimentos de pesquisadores e pesquisadoras em torno de pulsantes temáticas que compreendem América Latina e Caribe contemporaneamente, a partir de diversas perspectivas e de várias e distintas instituições e grupos, no Brasil, em outros países latino-americanos e em outras regiões. O propósito do dossiê é contribuir para o fortalecimento de interlocuções mais intensas e regulares, com desdobramentos em possíveis agendas comuns de maior impacto, não só na academia, mas, também, mais amplamente, na sociedade, em prol da inteligência latino-americana como sujeito de seu próprio destino[1].
[1]Não por outra razão, há cerca de 1 (um) ano foi constituída a Blac (Rede Brasileira de Pesquisadores Latino-Americanistas e Caribeanistas), por ocasião da I Reunião de Pesquisadores Latino-Americanistas e Caribeanistas, realizada no 40º Encontro Anual da Anpocs, em outubro de 2016. Trata-se de uma rede que cresce a cada dia desde então e se pretende efetivamente espraiada no território nacional. Os pesquisadores e as pesquisadoras, profissionais e estudantes, tendo ou não vínculo institucional, aderem à rede na medida em que, nos seus trabalhos, promovem a América Latina e o Caribe em sua autodeterminação política, econômica, cultural e intelectual. Em que pese a forte presença das ciências sociais em sentido estrito, a Blac se estende para outros campos do conhecimento. Recentemente foram reforçadas diretrizes para a consolidação da Blac na II Reunião de Pesquisadores Latino-Americanistas e Caribeanistas, durante o 41º Encontro Anual da Anpocs, em outubro de 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade
Os direitos autores para artigos publicadoss nesta são dos autores, com direitos de primeira publicação para a REALIS. Todos o contéudo da revista, com exceção de caos especificamente declarados, é licenciado sob licença Creative Commons CC Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional. Devido à política de acesso aberto da Revista, todos os artigos são gratuitos e livres para uso, com atribuição apropriada, para fins educacionais e não-comerciais.