Pós-colonialismo e violência epistêmica em narrativa sobre o processo de conversão de um povo indígena da amazônia brasileira

Autores

  • Raimundo Nonato Câncio Universidade Federal do Tocantins
  • Sônia Maria da Silva Araújo Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51359/2179-7501.2018.236310

Palavras-chave:

Violência epistêmica. Práticas educativas. Pós-Colonial. Decolonial.

Resumo

O pensamento materializado na forma de escritos é um importante recurso para disseminação de valores, conhecimentos e ideologias. A obra “O Pajé de Cristo”, de Homer Dowdy, narra o processo de conversão dos povos indígenas Wai-wai ao cristianismo evangélico pelos missionários norte-americanos, o que se dá por meio da descrição de práticas educativas de catequização. O objetivo deste estudo é identificar as estratégias persuasivas utilizadas pelo autor-narrador para convencer o leitor de que o processo de conversão dos povos Wai-wai ao cristianismo evangélico foi necessário, mesmo num contexto em que conhecimentos e valores se explicam e se confrontam. Como referência, apresentamos algumas aproximações entre a corrente teórica Pós-Colonial e a perspectiva Decolonial, no que toca à crítica epistemológica, sobretudo para questionar o discurso imperialista norte-americano, engendrado pelos missionários evangélicos. O resultado deste estudo tem sido a necessidade de reinterpretação e de reescrita das narrativas sobre os povos indígenas da Amazônia como resposta ao colonizador.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Câncio, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente faz Doutorado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA, na linha de pesquisa “Educação, Cultura e Sociedade”. Está vinculado aos Grupos de Pesquisa “José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano (UFPA); ao “Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará” (GELOPA) - da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); e ao “Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologia Educacional” (GPCURTE), da UEPA. É Professor da cátedra de Língua Portuguesa e Literaturas da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC). E-mail: nonatocancio@hotmail.com

Sônia Maria da Silva Araújo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Fez Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (2007-2008), realizando estudos sobre pós-colonialismo, colonialidade e educação do campo no Brasil. É professora da Universidade Federal do Pará, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o grupo de pesquisa "José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano".

Referências

Ciência Política, v. 2, p. 89-117, 2013.

BRAGA, Maria Lúcia Santaella. (1980). Produção de linguagem e ideologia. São Paulo: Cortez Editora.

DEMO, Pedro. (2000). Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas.

DOWDY, H. E. (1997). O pajé de Cristo: uma história do amor de Deus operando milagres nas selvas da Amazônia. Título original: Christ’switchdoctor. New York: Harper &Row, 1963; [Trad. Fausto Camargo César]. São Paulo: Editora Sepal.

FERREIRA, Maraiana Kawall Leal. (2001). A educação escolar indígena: um diagnóstico crítico da situação no Brasil. In: FERREIRA, Mariana K. L. LOPES DA SILVA, Aracy. (Org.). Práticas pedagógicas na escola indígena.São Paulo: Globo.

FOCK, N. (1963). Waiwai: religionandsocietyof na Amazoniantribe. Copenhagen: The National Museum.

FRIKEL, Protássil. (1971). Dez anos de aculturação Tiriyó. Mudanças e Problemas (1960-1970). Boletim MPEG, Publicações Avulsas, n. 16.

FIORIN, José Luiz. (1995). Língua, discurso e política. ALEA, v. 11, n. 1, p. 148-165.

HOWARD, Catherine. (2001). A domesticação das mercadorias: estratégias Waiwai. In.: ALBERT, B.; RAMOS, A. R. (Orgs.) Pacificando os brancos: cosmologias do contato no Norte-Amazonico. São Paulo: UNESP: Imprensa Oficial do Estado.

LAS CASAS, Frei Bartolomé de. (2008). O paraíso destruído: a sangrenta hitória da conquista da América Espanhola. Porto Alegre: L&PM.

MIGNOLO, Walter. (2017). Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu/PR, 1 (1), pp. 12-32.

__________(2003). Histórias Globais/projetos locais. Colonialidade, saberes subalternos e

pensamento limiar. Belo Horizonte: Editora UFMG.

__________(2007). La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa.

OLIVEIRA, L. V. de. (2010). O cristianismo evangélico entre os Waiwai: alteridade e transformações entre as décadas de 1950 e 1980. Rio de Janeiro: UFRJ/Museu Nacional/PPGAS.

QUIJANO, Aníbal. (2005). Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciencias sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

___________ (2007). Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO GÓMEZ,

Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (org.). El giro decolonial: Reflexiones para una

diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores.

SANTOS, Boaventura de Sousa. (2007). Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estud. - CEBRAP., n.79, pp.71-94.

WALSH, C. (2007). Interculturalidad y colonialidad del poder. Um pensamiento y posicionamiento “outro” desde la diferencia colonial. In: GOMEZ, Santiago Castro; GROSFOGUEL, Ramón (org.). El giro decolonial. Reflexiones para uma diversidad epistêmica mas allá Del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores/Universidad Central/Pontifícia Universidad Javeriana.

Downloads

Publicado

09-12-2018