Notas sobre o contexto de trabalho do grupo Modernidade/colonialidade | Universidade, horizontes utópicos e desafios teóricos

Altiere Dias de Freitas

Resumo


Nesse texto busca-se compreender o contexto de atividade do Grupo Modernidade/Colonialidade. O pensamento decolonial é descrito como uma “escola de atividade”, com seus membros organizando-se segundo alguns conceitos e posturas políticas libertárias. Alega-se também que o ambiente universitário dos EUA aparece como espaço básico de articulação inicial das ideias do grupo, apesar de suas perspectivas se ancorarem em um espacialidade não-ontológica, a América Latina. Por fim, os três principais teóricos do grupo, Quijano, Dussel e Mignolo, são brevemente comparados, com o objetivo de destacar a radicalidade teórica desse último. A tese é que Mignolo já organiza sua obra segundo a influência de um “ironismo” teórico que lhe traz características e problemas específicos, cujo enfrentamento é importante para manutenção do Pensamento decolonial como uma alternativa teórica substantiva.


Palavras-chave


Pensamento decolonial. Contexto. Universidade. Quijano. Dussel. Mignolo.

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