Entre o individualismo e a solidariedade: as comunidades acadêmicas em tempos de pandemia

Anne Gabriele Lima Sousa de Carvalho, Alessa Cristina Pereira de Souza

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar os impactos da pandemia sobre as relações sociais e sobre as preocupações despertadas pelos integrantes das comunidades acadêmicas do Nordeste brasileiro. Propõe-se discutir como esses indivíduos, inseridos em uma das regiões mais vulneráveis e mais afetadas pela pandemia, têm equacionado interesses individualistas e ações coletivistas frente aos diferentes efeitos que os protocolos de controle da disseminação do vírus têm provocado sobre suas vidas cotidianas. A análise teve por base a realização de uma pesquisa quali-quantitativa que contou com um formulário digital respondido por discentes, docentes, técnicos/as e outros/as colaboradores/as das Instituições de Ensino Superior dessa região. Os dados apresentados destacam que a pandemia tem levado ao envolvimento direto dos participantes da pesquisa em contextos de solidariedade, mas tem despertado preocupações de natureza individualista e economicista, o que leva à reflexão sobre a reprodução de uma lógica capitalista que reforça desigualdades estruturais.

Palavras-chave


Ações coletivas. Preocupações individualistas. Desigualdade Estrutural. Pandemia.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDIFES. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) graduandos (as) das IFES – 2018. Brasília, 2019.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco. São Paulo: Editora 34, 2011.

COUTINHO, Marcelo. Distanciamento Social e Solidariedade Provisória. Metaxy: Revista Brasileira de Cultura e Política de Direitos Humanos. UFRJ. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/metaxy/announcement/view/479. Acessado em 07 de agosto de 2020.

FIRPO, Marcelo. Coronavirus e o véu das (in)justiças: crise e vulnerabilidades socioambientais. Centro de Estudos estratégicos da Fiocruz. 2020. Disponível em https://cee.fiocruz.br/?q=Coronavirus-e-o-veu-das-injusticas-crise-e-vulnerabilidades-socioambientais Acessado em 10 de agosto de 2020.

HARVEY, David. Política anticapitalista em tempos de COVID-19. In: HARVEY, David; ZIZEK Slavoj; BAIDOU, Alain; DAVIS, Mike; BIHR, Alain, ZIBECHI, Raúl. Coronavirus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020.

HODGES, Charles; MOORE Stephanie; LOCKEE Barb; TRUST Torrey; BOND Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acessado em 27 de julho de 2020.

MARTINS, Paulo Henrique (2020), Cenários do pós-coronavírus: das possibilidades existentes à luminosidade da dádiva, Fios do Tempo (Ateliê de Humanidades), 06 de abril. Disponível em: https://ateliedehumanidades.com/2020/04/06/fios-do-tempo-cenarios-do-pos-coronavirus-das-possibilidades-existentes-a-luminosidade-da-dadiva-por-paulo-henrique-martins/ Acessado em 07 de agosto de 2020.

MAUSS, Marcel. “Ensaio sobre a Dádiva”. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Dos excluídos necessários aos excluídos desnecessários. In: No meio da rua. Marcel Bursztyn (Org). Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

PÁDUA, Rafael Faleiros. Precarização da vida e redes de solidariedade. In: COVID-19 e a crise urbana. Ana Fani Alessandri Carlos (Org.). São Paulo : FFLCH/USP, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S/A, 2020.

SOUZA, Diego de Oliveira. A pandemia de COVID-19 para além das Ciências da Saúde: reflexões sobre sua determinação social. Ciência & Saúde Coletiva, 25(Supl.1):2469-2477, 2020.

ZIZEK Slavoj Um golpe como o de “Kill Bill” no capitalismo. In: HARVEY, David; ZIZEK Slavoj; BAIDOU, Alain; DAVIS, Mike; BIHR, Alain, ZIBECHI, Raúl. Coronavirus e a luta de classes. Terra sem Amos: Brasil, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons CC Atribuição Não comercial, sem derivação 4.0.