Economia Donut: uma alternativa ao crescimento a qualquer custo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2179-7501.2021.248714Schlagworte:
economia donut, equilíbrio e distribuição da riqueza, mudanças climáticas extremasAbstract
A obra “Economia Donut: uma alternativa ao crescimento a qualquer custo”, escrita por Kate Raworth, apresenta um modelo econômico original e ousado para responder aos desafios do século XXI e ampliar os horizontes do pensamento econômico. Conta a história de Yuan Yang, nascida na China e criada em Yorkshire, que se gradou em economia em Oxford e fez o seu mestrado na prestigiada London School of Economics. Yuan pretendia ser uma economista do séc. XXI, mas ficou frustrada com a forma de ensino que seguia o modelo clássico, tanto na teoria quanto na modelagem matemática. Ela sempre questionava o motivo de não ensinarem que o sistema financeiro era uma parte importante da economia, se seus mercados estavam causando grande destruição. Por que existia aquela separação? Todavia, após vários anos de estudo, percebeu que em vez de questionar tudo, ela precisava ter domínio daquela matéria e que o sucesso da revolução na economia não dependia apenas de combater a realidade existente, mas principalmente de construir modelos novos, capazes de tornar obsoletos os modelos existentes.
Literaturhinweise
RAWORTH, Kate. Economia Donut: uma alternativa ao crescimento a qualquer custo. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade
Os direitos autores para artigos publicadoss nesta são dos autores, com direitos de primeira publicação para a REALIS. Todos o contéudo da revista, com exceção de caos especificamente declarados, é licenciado sob licença Creative Commons CC Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional. Devido à política de acesso aberto da Revista, todos os artigos são gratuitos e livres para uso, com atribuição apropriada, para fins educacionais e não-comerciais.