Centro e Periferia sob a ótica pós-moderna: a questão da Marginalização da América Central
Resumo
O presente artigo visa analisar os fatores históricos e geopolíticos, assim como das relações de poder que promovem discursos que marginalizam a América Central em suas complexidades e especificidades. São utilizadas, como base teórica, as epistemologias de cunho pós-modernista, debatendo as definições de centro e periferia, e de como estas relações de poder influem negativamente na história e nos perfis atuais da região. A análise histórica foca nos elementos de identificação dos processos de colonialidade sobre a região, promovendo o diálogo das análises do pós-modernismo com os pós-colonialismos para que possa ser feito um retrato da contemporaneidade nos subcontinentes e da organização social destes países, observando não só suas problemáticas, mas sim suas entidades políticas, internas e externas, os novos processos de integração regional, cooperação sul-sul, a presença e a inserção desses países no cenário internacional, assim como de suas organizações regionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade
Os direitos autores para artigos publicadoss nesta são dos autores, com direitos de primeira publicação para a REALIS. Todos o contéudo da revista, com exceção de caos especificamente declarados, é licenciado sob licença Creative Commons CC Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional. Devido à política de acesso aberto da Revista, todos os artigos são gratuitos e livres para uso, com atribuição apropriada, para fins educacionais e não-comerciais.